São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Adeus, Tom; Efeito Lucena; Além do rebelde topete; Gerenciamento inteligente; Reunião com intelectuais; Ministério de FHC; A voz dos evangélicos; Mãos à obra; Agrônomos do governo; Espaço aberto; Gian Maria Volonté; Parati e as festas; Questão de segurança

Adeus, Tom
"O além vai celebrar o reencontro de Vinicius de Moraes com seu eterno companheiro. Para onde quer que o destino o tenha levado, ficamos com uma grande obra, uma grande saudade. Adeus, Tom Jobim."
Marcos Moreno (Varginha, MG)

Efeito Lucena
"Acabo de saber que o Senado aprovou anistia a candidatos que cometeram ilegalidades nestas eleições. Cabe à população dizer de todas as formas um sonoro não a estes senadores. Que a Câmara nos represente e encerre de vez esta discrasia chamada Lucena não aprovando esta lei absurda que é a legalização da maracutaia."
Sérgio Luiz Faria (Campinas, SP)

"Tendo em vista a defesa do senador Humberto Lucena feita pelo brilhante Saulo Ramos na edição do dia 7/12, faço esta consideração: o fato de Lucena ter feito os calendários antes da homologação de sua candidatura não lhe dá o direito de usá-los durante a campanha. O abuso de poder econômico está caracterizado."
Jaime de Carvalho Leite Filho (Brasília, DF)

"Ratos. Não há outro nome para designar os senadores que votaram a anistia em favor do senador Lucena e de seus pares, que serviram-se desavergonhadamente do patrimônio público em benefício próprio e, ao perceberem que foram flagrados, apressam-se agora em forjar casuísmos para evitar as merecidas punições."
Daniel Rocha (São Paulo, SP)

"Os senadores brasileiros se autoproclamaram acima da lei, da ordem, desafiaram e menosprezaram o Poder Judiciário. Despudoradamente, advogaram em causa própria e a favor da usurpação do dinheiro público."
Oswaldo Catan (São Paulo, SP)

"A trama de congressistas para 'salvar' o senador Humberto Lucena nos envergonha, merecendo todo o repúdio da nação brasileira."
Eustáquio de Lima (Araxá, MG)

Além do rebelde topete
"O presidente Itamar Franco finda seu governo com imagem simples, pelo rebelde topete que ganhou notoriedade, pelas nuances de humor, mas sem jamais faltar com o compromisso básico de decência no trato da coisa pública, a honradez com que se revestiu do cargo máximo do país. O Brasil tem um débito para com este mineirinho simples e simplório, que na sua receita caseira, humana, com a dignidade a lhe nortear os passos, conseguiu em meio aos bombardeios políticos que assolaram nossa pátria manter-se no timão, decidindo certo no momento exato. Ao ser humano Itamar Franco, ao político Itamar Franco, o Brasil deve e muito."
Luiz Edgard Bueno (Londrina, PR)

Gerenciamento inteligente
"A criação de um conselho composto também por pessoas ligadas a entidades representativas da sociedade brasileira para gerenciar o Fundo Social de Emergência é fundamental para salvar recursos da ganância de políticos. Entretanto, é necessário que se criem também sistemas inteligentes de gerenciamento e controle de recursos das áreas da saúde, educação, agricultura etc. Um país do tamanho do Brasil não pode ficar nas mãos apenas de um ministro da Fazenda que fique alegando falta de recursos para tudo."
Domingos Sávio de Arruda (Brasília, DF)

Reunião com intelectuais
"Foram ambas patéticas: a reunião de intelectuais promovida pelo presidente eleito e a sua cobertura pelos jornais, cujos repórteres e analistas foram incapazes de perceber e divulgar a superficialidade de tal encontro."
Joaquim Moura (Brasília, DF)

Ministério de FHC
"Confirmando-se a escolha de Francisco Weffort para a pasta da Cultura, só cabem elogios. Francisco Weffort, além de excelente interlocutor político, trará com a sua competência uma inegável contribuição para todos os setores da cultura brasileira."
Altamir Borges Filho (Cotia, SP)

"Notícias dão-nos conta que o Ministério da Agricultura poderá ser ocupado pelo dublê de banqueiro e senador José Eduardo de Andrade Vieira. Apesar de o respeitarmos como um bem-sucedido empresário, nos veio à memória, de imediato, a história do ingênuo caipira que colocou uma raposa para tomar conta do seu galinheiro. É triste ver as nossas autoridades maiores querendo a todo custo matar a nossa galinha de ovos de ouro, que é a agricultura. Tem jeito não!"
Ewerton Almeida, deputado estadual (Salvador, BA)

A voz dos evangélicos
"Parabenizamos a Folha pela última "Entrevista da 2ª" (5/12) com o pastor Caio Fábio. A Folha realiza trabalho diferenciado e democrático, jornalisticamente demonstrando não ter preconceitos, abrindo espaço significativo para que o segmento evangélico, que hoje representa pelo menos 30 milhões de pessoas, tenha voz."
Naamã Mendes (Maringá, PR)

Mãos à obra
"É inacreditável a posição das entidades como a OAB, ABI e congêneres face à atuação das Forças Armadas no combate à criminalidade no Rio de Janeiro. Assumem posição aparentemente inatacável. Só que em vez de serem solidários, compreenderem e ajudarem aqueles que põem a mão na massa, ficam teorizando e encontrando defeito em tudo o que os outros fazem."
Erich Ramminger (Rio de Janeiro, RJ)

Agrônomos do governo
"Os Engenheiros Agrônomos do Ministério da Agricultura desenvolvem suas atividades em aeroportos internacionais, portos, áreas de fronteiras e comércio em geral. São responsáveis pela fiscalização, inspeção, classificação e controle laboratorial de todos os produtos de origem vegetal importados ou produzidos no país, que fazem parte da nossa alimentação diária. Apesar dessa importância, não têm recebido o devido reconhecimento que merecem. Na última etapa da isonomia salarial assinada pelo presidente, o governo não corrigiu a grave distorção salarial a que estamos submetidos."
Elmer Jorge Loreto, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ministério da Agricultura no Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Espaço aberto
"Aqui neste país é muito bom ser empresário rico ou político bem-sucedido, pois são os únicos com espaço à vontade na mídia para falar as besteiras que quiserem."
Pedro Paulo R. Silva (São José dos Campos, SP)

Gian Maria Volonté
"Soubemos do falecimento do grande ator italiano Gian Maria Volonté. Não tenho dúvidas, Volonté faz parte da história não só de seu país, mas de tantas outras nações que lutaram e lutam pela democracia, justiça e autodeterminação de seus povos."
Daniel Taubikin (São Paulo, SP)

Parati e as festas
"De muito bom quilate o apanhado de Lilia Schwarcz a respeito do também excelente trabalho de Marina de Mello e Souza, 'Parati –a Cidade e as Festas' (caderno Mais!, 4/12)."
Sonia Maria Aranda Dias (São Paulo, SP)

Questão de segurança
"Gostaríamos de saber qual multa nosso prefeito Paulo Maluf aplicará pelo não uso de bóias salva-vidas durante as enchentes em São Paulo."
Roberto Gomes Caldas Neto, presidente da Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A sinfonia que quer ser canção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.