São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola ensina tribo a comprar

DA AGÊNCIA FOLHA, EM TUCURUÍ

Cerca de 30 índios adultos de duas aldeias Parakanã, no sudeste do Pará, recebem desde agosto em suas aulas de civilização ensinamentos sobre como usar o real e fazer compras.
Para o sertanista Porfírio Carvalho, as aulas de economia são importantes para tornar os índios independentes com relação aos homens "civilizados".
Os 30 índios que recebem estes ensinamentos costumam comprar mantimentos na cidade de Turucuí (300 km ao sul de Belém).
Eles passaram a aprender a utilização da nova moeda em sala de aula num supermercado improvisado dentro da escola da aldeia Paranatinga.
O supermercado montado pelos professores traz inúmeros produtos –como alimentos, sabão, álcool, água sanitária, roupas e até uma chuteira–, com placas que os identificam escritas em português e também na língua indígena e os preços expressos em real.
Os alunos recebem imitações em papel das cédulas de real para que aprendam a identificar o dinheiro e o que podem comprar com cada quantidade dele. Um índio assume o papel de caixa e passa a conferir o dinheiro recebido em troca das mercadorias.

Texto Anterior: Motorista é acusado de matar 2 em SP
Próximo Texto: Nasce primeiro bebê no Brasil com pai estéril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.