São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC muda regra para fundo de commodities

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para melhorar a rentabilidade dos fundos de commodities, ameaçada pelas recentes medidas de controle do crédito, o Banco Central extinguiu ontem a obrigatoriedade de parte do dinheiro dessas aplicações ser investido em operações do setor rural.
O BC também abriu mais uma exceção ao arrocho sobre o crédito: os financiamentos para a aquisição de carros adaptados para deficientes físicos ficarão isentos, a partir da próxima semana, do prazo máximo de três meses para pagamento e do recolhimento de 15% do valor da operação ao BC.
Os fundos de commodities, aplicações criadas em 1992, receberam esse nome porque 25% do dinheiro que captavam deveria ser aplicado, obrigatoriamente, em operações envolvendo produtos agrícolas. Esse percentual mínimo foi revogado.
Segundo a área técnica do BC, os fundos vinham cumprindo cerca de 20% de sua aplicação obrigatória em commodities pela compra de "export notes", títulos emitidos por exportadores que passaram a ser atingidos pelas medidas de controle do crédito.
Na última segunda-feira, o governo estendeu o recolhimento compulsório de 15% do valor de cada operação de crédito a qualquer transação equivalente a um financiamento, o que incluiu as compras de "export notes" pelos fundos de commodities.
Segundo a circular nº 2.517, editada ontem pelo BC, a aplicação mínima dos fundos de commodities em operações para o setor rural pode ser substituída pela compra de títulos públicos federais. Foi revogado o limite máximo de 60% para a aplicação dos recursos dos fundos nesses papéis.
Na prática, os fundos deixaram de ser "de commodities", pelo menos temporariamente, e passaram a ter características de fundos de renda fixa. O BC voltou a abrir exceções ao arrocho ao crédito, desta vez para os financiamentos para aquisição de carros adaptados para deficientes físicos. Anteontem, foi afrouxado o controle sobre empréstimos para estados e municípios e para a armazenagem da safra agrícola.

Texto Anterior: IGP-M fica em 0,65%
Próximo Texto: Governo pode conseguir captar US$ 2 bi em bônus no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.