São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imigrantes causam divergência

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DO ENVIADO ESPECIAL

O principal ponto de desentendimento entre os EUA e os países da América Latina na reunião de Miami pode vir a ser a questão dos imigrantes.
O presidente do México, Ernesto Zedillo, quer incluir no documento final uma condenação da cúpula a medidas contra os imigrantes ilegais que vêm sendo adotadas por governos estaduais nos EUA.
Uma delas é a Proposta 187, aprovada pela maioria dos eleitores da Califórnia em novembro, que proíbe a prestação de serviços públicos básicos, como ensino e atendimento médico, a imigrantes ilegais.
O México quer que os países do hemisfério se comprometam a garantir serviços essenciais a todos os habitantes do continente, sem levar em conta a situação legal de cada pessoa em qualquer país.
Embora o presidente Bill Clinton tenha se oposto à Proposta 187 –que ainda não entrou em vigor porque a Justiça está considerando sua constitucionalidade–, ele não aprova a proposta do México.
Se Clinton assinar um documento com esse tipo de declaração, estará criando sérios problemas políticos internos para ele próprio. Os Estados podem atacá-lo por aceitar ingerência de outros países na política doméstica dos EUA.
(CELS)

Texto Anterior: Brasileiras participam de show
Próximo Texto: Rebelião põe Cuba em debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.