São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais estariam envolvidos

DA SUCURSAL DO RIO

A análise dos inquéritos e as conversas com policiais e moradores de áreas carentes da cidade deram a Luiz Eduardo Soares a certeza de que policiais civis são os principais responsáveis pelo tráfico de drogas e o de armas no Rio.
Segundo ele, para traficar, policiais civis associaram-se a soldados da Polícia Militar, deputados estaduais e setores empresariais.
"Soldados da PM fazem o 'bonde' (o transporte de drogas e armas) e policiais civis são responsáveis pela distribuição do material nas favelas", afirmou.
Segundo ele, a cúpula da Polícia Civil atribui a ineficiência à dificuldade de se obter testemunhas para crimes cometidos por traficantes ou exterminadores. "É claro que o medo de represálias contribui, mas a magnitude do percentual de impunidade é muito grande", disse.
Entre as medidas que poderiam ser adotadas para diminuir a taxa de impunidade, Soares sugere a unificação das polícias e criação do juizado de instrução.
Este juizado, segundo ele, permitiria que os promotores trabalhassem ao lado dos delegados e acompanhassem todas as fases do inquérito.

Texto Anterior: Briga funk faz 5 feridos
Próximo Texto: Exército redefine política de comunicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.