São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voto prova sucesso da Namíbia

The Wall Street Journal
De Nova York

DE NOVA YORK

O Ocidente pode ficar tranquilo. Cinco anos depois de terminada sua guerra de independência, a Namíbia parece uma democracia segura, com o vento a seu favor, diz o "Wall Street".
A maior prova do sucesso do país –já conhecido como África do Sudoeste– foram as eleições da semana passada, vencidas pela Swapo. Sete partidos de oposição participaram, diz o "WSJ".
Com apoio de cubanos e de armas soviéticas, a guerrilha transformada em partido Swapo selou em 1989 a vitória na guerra de 25 anos para ganhar independência da África do Sul.
Os jornais são vendidos nas ruas da capital, Windhoek –a imprensa é livre. Programas de rádio transmitem as opiniões de cidadãos comuns, inclusive as críticas à burocracia oficial, segundo o "Journal".
A economia do país "pegou no tranco", liberando o mercado e incentivos fiscais, para atrair capital estrangeiro.
Segundo o "WSJ", o premiê Heg Geingob, 56, diz a estudantes que o caminho para o esclarecimento não é ideologia, mas a "supervia da informação. Não é possível ser um líder sem um computador no escritório".

Texto Anterior: Livro narra fim do apartheid
Próximo Texto: Independent; Asahi Shinbum; China Times Express; The Washington Post
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.