São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilão de novela esconde um ator poliesportivo

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O vilão Pereirinha, da novela "As Pupilas do Senhor Reitor", esconde atrás de suas barbas um ator poliesportivo. É Rogério Márcico, veterano de 68 anos, que nos intervalos de suas aparições na televisão, já praticou esportes como atletismo, basquete, futebol e até saltos ornamentais.
Apesar de estar na TV há 40 anos, Márcico é um daqueles atores mais conhecidos pela voz que pelo rosto. Mestre da dublagem, fez escola falando pela boca de personagens tão marcantes quanto Barney, amigo de Fred Flintstone, e Bob Pai.
A falta de uma cara mais famosa, no entanto, não o faz ser pouco requisitado: é o único ator remanescente da primeira versão de "Pupilas", quando foi José das Dornas, agora na pele de Elias Gleizer.
As quatro décadas de TV de Márcico não foram ininterruptas. Várias vezes foi obrigado a se virar em outras áreas. "Trabalhei com imóveis, vendas, fui agricultor, dei aula de tênis e fui até técnico de vôlei", lembra o eclético ator.
Natural de Poços de Caldas, Rogério Márcico começou no rádio aos 16 anos. Seu primeiro sucesso na TV foi a novela ao vivo "Os Três Mosqueteiros", em 1955, na Tupi, em que fazia Aramis.
Séria de início, a novela descambou para a sátira no meio da trama. "Os outros mosqueteiros começaram a fazer piadas de improviso e o público gostou", lembra.
"Eu era o único sério. Todo dia os atores tinham acesso de riso no meio da cena. O diretor fechava a câmera em mim e eu inventava falas até o pessoal parar de rir."

Texto Anterior: Encontro com o objeto de paixão adolescente
Próximo Texto: Emissora escolhe de novo o livro errado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.