São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 1994
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BMW perde luxo, mas mantém o status

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

Finalmente começa a ser vendido o importado mais esperado do ano. Afinal, o BMW 318i Compact é um legítimo representante da marca alemã, com preço de nacional médio de luxo.
O Compact chega na versão com motor 1.8. Oferece um bom pacote de acessórios opcionais e de série, por preços que vão de US$ 38,1 mil (câmbio mecânico) a US$ 39,8 mil (automático).
Os primeiros lotes importados já estão vendidos. As revendas da marca prevêem novas entregas só para março, com fila de espera.
Os equipamentos de série incluem airbag (bolsa de ar que se infla em colisão), vidros, travas, espelhos elétricos, ar-condicionado, volante em couro, freios a disco nas quatro rodas com ABS (sistema antitravamento de rodas).
Os acessórios para segurança compreendem ainda barras de proteção contra impacto nas portas e cintos com pré-tensionamento.
Entre os opcionais, destaque para o airbag do passageiro da frente, bancos em couro, pintura metálica e teto solar.
O motor de 1.800 cc tem 140 cv de potência, graças à aplicação de alta tecnologia no motor. Traz 16 válvulas com duplo comando e injeção multiponto sequencial.
O carro mede 4,21 m, apenas 16 cm mais que o Fusca. Mesmo assim, mantém toda a frente e o apelo esportivo/elegante do 325i, de grande sucesso.
O carro pesa 1.255 kg. No teste, apresentou boas marcas de desempenho (veja quadro nesta página).
O modelo acelerou de 0 a 100 km/h em 9,38 segundos. A velocidade máxima é de 209 km/h.
Os freios, supereficientes, obtiveram a melhor marca entre os testes de Veículos: a 100 km/h, pararam o carro em apenas 31 metros.
A dirigibilidade do 318i Compact é muito agradável. As suspensões oferecem um bom compromisso entre conforto e estabilidade. Transmitem impressão de solidez pouco comum em importados.
A tração traseira –raríssima em modelos do porte do Compact– marca todo o comportamento do carro em acelerações e em curvas. É mais fácil de controlar no limite de aderência, que é elevadíssimo.
Entre os pontos fracos –raros– do Compact estão a altura do teto para os passageiros de trás e o espaço no porta-malas, bem menor que na versão sedã.
O câmbio de cinco marchas permite engates precisos, mesmo quando feitos esportivamente –a ré exige esforço para ser engatada.
O acabamento tem a qualidade de construção da marca alemã.

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