São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estruturação do SUS é meta de secretário; A FRASE; O NÚMERO; Contraste em radiografia deve ser controlado; Anemia por parasitose pode matar gestante; Sociedade de cirurgia orienta pacientes

JULIO ABRAMCZYK

Estruturação do SUS é meta de secretário
O médico sanitarista José da Silva Guedes (foto) será o secretário estadual da Saúde no governo de Mário Covas. Guedes foi o coordenador do grupo de trabalho que elaborou o programa da área da saúde para o quadriênio 1995/98, onde se destaca que a meta a ser alcançada é a efetiva estruturação do SUS (Sistema Único de Saúde).

A FRASE
"O SUS deve garantir à população acesso universal e igualitário a todos os níveis de assistência à saúde" (Do Programa de Saúde para o Estado de São Paulo do candidato Mário Covas).

O NÚMERO
6
... mil pessoas são contaminadas diariamente pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde.

Contraste em radiografia deve ser controlado
Apesar de restrito a poucos pacientes, é conhecido o eventual risco no emprego de substância radio-opacas aos raios X nos exames radiográficos. Os médicos Brendan J. Barrett e Patrick S. Parfrey, do Canadá, em editorial da revista "The Lancet" destacam que o mais importante fator de risco para os pacientes nesses exames é o mal funcionamento dos rins, principalmente em diabéticos.

Anemia por parasitose pode matar gestante
Uma das formas mais frequentes de anemia em países em desenvolvimento é a provocada por parasitoses intestinais. Segundo a OMS, em mulheres grávidas a anemia aumenta não só o risco de morte materna mas também do feto intra-uterinamente. O médico Lorenzo Savioli, do Programa de Luta contra as Parasitoses Intestinais da OMS, sugere para a América Latina a administração periódica de medicamentos anti-helmínticos.

Sociedade de cirurgia orienta pacientes
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva distribuiu informe destacando que dos 6.000 cirurgiões plásticos atualmente em atividade no Brasil, somente a metade possui título de especialista. A entidade colocou à disposição dos interessados em obter informações sobre o profissional o telefone (011) 826-1499 e o fax (011) 826-1710.

Texto Anterior: Estudante usa aparelho na recuperação de joelho
Próximo Texto: Procurador-geral diz que investigará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.