São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cesp vence Nossa Caixa e é bicampeão no basquete

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A ARARAQUARA

O time masculino do Cesp, de Rio Claro, é bicampeão estadual de basquete. Voltou a vencer em menos de 24 horas o Nossa Caixa-Nosso Clube, de Limeira, por 96 a 90, na decisão do título paulista, ontem à tarde.
O ginásio Gigantão, em Araraquara, a 282 km a noroeste de São Paulo, que abrigou as finais, recebeu apenas 2.500 torcedores na rodada decisiva.
Ontem aconteceu ainda a vitória do Sabesp, de Franca, sobre o LA Gear, de Jales, por 99 a 96, na disputa da medalha de bronze.
A fraca presença de torcedores –1.277 na primeira rodada, 1.062 na segunda e 947 na terceira– foi o ponto negativo das finais, disputadas em um turno completo entre os finalistas, com os dois melhores decidindo o título ontem.
"Ficamos frustrados com essa experiência. Vou propor aos clubes, e a decisão é sempre deles, o sistema de playoff (emparceiramento dos times para jogos eliminatórios) para as finais da próxima temporada", declarou o presidente da Federação Paulista de Basquete, Paulo Cheidde.
A equipe de Rio Claro, cidade a 175 km a noroeste de São Paulo, com cerca de 140 mil habitantes, conquista o título estadual pela quarta vez desde sua chegada à série A-1, a principal, como campeão da A-2, em 1981.
Antes havia vencido a competição nos anos de 1987, 1991 e 1993. Também se sagrou campeã brasileira em 1992.
Para chegar ao título este ano, o Cesp investiu alto. A equipe está inserida no Projeto Cesp (Centrais Energéticas do Estado de São Paulo), que consome cerca de US$ 1 milhão/ano.
O projeto engloba um compromisso de divulgação participativa do esporte em sete regiões do Interior.
O time terminou em primeiro na fase de classificação (15 vitórias e cinco derrotas); eliminou o Guaru/Guarulhos na série melhor de cinco jogos das semifinais por 3 a 0; e, nas finais em Araraquara, iniciou com derrota para o LA Gear (100 a 109), mas se reabilitou vencendo o Sabesp (98 a 83), Nossa Caixa (114 a 93) e, novamente, Nossa Caixa (96 a 90).
Cláudio Mortari é o técnico da equipe que tem como destaques os alas Paulinho Villas Boas e Luiz Felipe e o pivô Josuel, todos com passagem pela seleção brasileira principal, mais o novato Tonico e o armador norte-americano Billy Law.
Adriano, Valtinho, Daniel, Walter, Luisão, Rogério e Álvaro completam o conjunto.

Texto Anterior: Elite do vôlei
Próximo Texto: PM quer bolsão no Pacaembu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.