São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
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Luta pela prevenção mobiliza modelos

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas das mulheres mais bonitas dos palcos e das passarelas estão entrando na luta pela prevenção do câncer de mama. Luiza Brunet, Xuxa Meneghel e pelo menos 15 modelos da agência Elite vão tentar convencer as mulheres de que o câncer tem cura e que exames periódicos são necessários.
Top models da Elite americana, como Cindy Crawford, Linda Evangelista e Naomi Campbell também darão seus recados. Nos EUA, como no Brasil, o câncer de mama deve atingir uma mulher em cada nove.
A campanha só vai para a mídia em março próximo, mas as modelos Carolina Ferraz, Luciana Silva, Claudia Liz e Camila Espinosa já estão sendo fotografadas. O programa é coordenado pelo IBCC –Instituto Brasileiro de Controle do Câncer– e segue o modelo de outra campanha lançada nos EUA em setembro passado.
Há alguns meses, grandes empresários da moda americana –Ralph Lauren e Donna Karan, entre outros– se uniram para lançar a campanha batizada de "Fashion targets breast cancer". No Brasil, ela se chama "O câncer de mama no alvo da moda". O slogan é: "Câncer de mama tem cura. Se toque."
As duas campanhas visam informar, prevenir e arrecadar dinheiro para o combate ao câncer. O dinheiro virá das cerca de 400 mil camisetas com o slogan da campanha que serão vendidas em centenas de lojas.
Ao mesmo tempo, em espaços cedidos pelas revistas e TVs, as artistas e modelos aparecerão vestindo a camiseta da campanha, informando sobre prevenção e, naturalmente, convidando as pessoas a colaborarem.
Nos EUA, a campanha está sendo coordenada pela centro de pesquisa do câncer Nina Hayde, da Universidade de Georgetown.
A idéia foi trazida a São Paulo por John Casablancas, dono da Elite. Foi a JCL Participações –empresa que representa Casablancas no Brasil– que propôs a campanha ao IBCC.
"Já conseguimos 102 páginas gratuitas em 25 revistas", diz Ricardo Bellino, um dos sócios da JCL. "O próximo alvo serão as TVs."
As camisetas serão vendidas a R$ 15,00 cada. Um terço do dinheiro ficará para o IBCC. A JCL estima que a campanha poderá render ao instituto cerca de R$ 2 milhões.
O programa será lançado oficialmente em março no Palácio da Alvorada, em Brasília, com a possível presença da primeira-dama Ruth Cardoso. Um comitê, com profissionais da moda e do IBCC, está sendo organizado. A "chairman" será Constanza Pascolato.
Entre os empresários escolhidos como "patronos" da campanha estão Tufi Duek (Forum), Renato Kherlakian (Zoomp), Carlos Miele (M.Officer), Nelson Alvarenga (Ellus) e Nardi Davidson (Viva Vida).(Aureliano Biancarelli)

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