São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mostra mundo da realidade virtual

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Editora Berkeley está lançando o livro "Divertindo-se com Realidade Virtual", de Nicholas Lavroff (143 págs.). A publicação, acompanhada de um disquete de 1,44 Mbyte, com programas-exemplo, e de um óculos 3D, procura explicar o que significa realidade virtual e quais sistemas podem ser classificados dessa forma.
A realidade virtual é uma tecnologia que cria a ilusão no usuário de que ele está participando de uma realidade alternativa, interagindo diretamente com ela.
Apesar de ser frequentemente associada a computadores de última geração, que custam pequenas fortunas, o livro mostra que um sistema de realidade virtual não precisa sequer ser eletrônico.
O livro tem duas partes. Na primeira, o autor se concentra em uma explicação detalhada da realidade virtual, incluindo um breve histórico da tecnologia e dos sistemas usados para esse fim. O livro deixa claro o que deve ser considerado para determinar se algo é ou não sistema de realidade virtual. Traz também resumo das aplicações mais comuns da tecnologia.
A segunda e maior parte trata de descrever o conteúdo do disquete que acompanha o livro e a utilização de cada um dos programas. Depois da boa introdução na primeira parte, o usuário pode se decepcionar com a simplicidade dos exemplos do disco.
Os programas exploram bastante seu lado lúdico. A maioria é de jogos que procuram incluir os três itens que, de acordo com o livro, definem um sistema de realidade virtual: imersão (possibilidade de "entrar" no sistema), navegação (capacidade de se movimentar dentro do sistema) e manipulação (possibilidade de utilizar objetos dentro do sistema).
Devido em parte às limitações do PC, o efeito é fraco, servindo apenas para ilustrar a tecnologia. Os óculos 3D que acompanham o livro são usados em apenas um dos programas.
Um dos programas mostra como modificar os óculos LCD da Sega, que melhoram os efeitos de terceira dimensão nos jogos dos videogames da empresa.
Um apêndice explica também como adaptar a Nintendo Power Glove, luva que substitui o joystick do videogame Super Nintendo, para que seja ligada numa porta paralela do PC.

Texto Anterior: 'Atlas Astronômico' traz imagens da Nasa
Próximo Texto: Micros usados são opção para quem quer economizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.