São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas planeja hospital-dia para Aids

DA FOLHA SUDESTE

O Centro Corsini, de Campinas (SP), começa hoje a procurar parceria junto à iniciativa privada para construir um hospital voltado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Aids.
O projeto é para construir um hospital que receba internações por apenas um dia. Segundo a diretora do centro, Sílvia Belucci, seriam atendidos pacientes com infecções provocadas pela Aids, que são controláveis rapidamente.
Sílvia disse que o hospital deverá ter oito leitos e deverá reduzir o atual déficit da cidade, que é de 20 leitos. Segundo ela, Campinas possui atualmente 40 leitos para internações de um dia em ambulatórios municipais e nos dois hospitais universitários.
O projeto de construção do hospital-dia está orçado em R$ 171 mil. Neste projeto estão incluídos o pagamento para contratação de recursos humanos, adaptação de espaço físico e compra de equipamentos.
O centro pretende levantar recursos com grandes empresas de construção civil, empresas do ramo de saúde, Secretaria de Estado de Saúde, Ministério da Saúde e doações.
"A criação destes leitos é importante para que o paciente tenha um lugar especializado em medicação endovenosa e no final do dia possa voltar para casa", disse Sílvia. Ela afirmou que ainda não tem nenhuma verba para a construção.
Segundo ela, a idéia é conseguir os recursos a partir de agora e colocar o hospital em funcionamento em abril.
O conselheiro da Habicamp (Associação das Empresas do Setor Imobiliário e de Habitação de Campinas e Região), Carlos Francisco Valverde, disse que a parceria com o setor da construção civil é possível. "Esta é uma visão moderna do empresariado. É preciso conversar com a direção do centro para ver as vantagens da empresa e as vantagens do centro, sem paternalismo".
O Centro Corsini divulgou ontem um balanço das suas atividades ao longo do ano e anunciou que vai organizar uma Conferência Sul-Americana sobre Aids em junho e julho de 95.
O evento está programado para acontecer durante a Feira Hospitalar, em São Paulo, e deverá reunir empresas de produtos e equipamentos hospitalares.
O centro foi escolhido para organizar a conferência por ser uma referência nos casos de Aids do Estado. O Corsini foi inaugurado em 1987 e até hoje já cadastrou 1.868 pacientes. Ele é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos que dá assistência aos portadores de Aids.

Texto Anterior: Doação de sangue cresce 145% em um ano em SP
Próximo Texto: Prefeitura interdita churrascaria no centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.