São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
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Kaiser acelera acordo com Miller que quer lançamento antes da Budweiser

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Além da prolongada guerra entre cervejarias locais, que consome acima de US$ 50 milhões anuais em publicidade, o mercado brasileiro se tornará, a partir de 1995, palco de disputa entre dois gigantes norte-americanos e suas marcas mundialmente consagradas.
As negociações entre as cervejarias Kaiser e a norte-americana Miller Brewing Co., que já estavam bem adiantadas, tendem a se acelerar agora que a Antarctica finalmente acertou parceria com a Budweiser, conforme a Folha noticiou ontem.
A razão disso é que sempre foi objetivo da Miller, vice-líder do mercado norte-americano de cervejas, lançar uma marca no Brasil antes da rival Budweiser.
É provável que a marca escolhida pela Miller para estrear no país seja a "Lite", que resulta de americanização da palavra "light" (leve). Embora ainda não fechado, o acordo está muito próximo de ser concretizado.
Os executivos de ambas as companhias se debruçam sobre detalhes finais da joint venture –cada parceiro deverá ter 50% de participação. Se tudo der certo, a produção da cerveja deverá ser iniciada apenas quatro meses após a assinatura do contrato, nas instalações da Kaiser.
Para a Kaiser, que também produz e distribui a marca holandesa Heineken no país, fechar o acordo será útil por causa do acesso a novas tecnologias facilitado pela parceria.
O risco de canibalização é afastado por executivos da indústria de cervejas. As marcas norte-americanas, segundo eles, devem ser posicionadas com preços superiores às nacionais.

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