São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Tirelli tem 10 mil peças

JAIR RATTNER
DE LISBOA

A exposição da Coleção Tirelli faz parte da representação italiana na Capital Européia da Cultura.
Para a exposição foram 170 trajes dos mais de 10 mil do acervo. Percucci participa com cinco roupas usadas por Michelle Pfeiffer em "A Época da Inocência".
A criatividade que tornou Coco Chanel a mais reconhecida estilista da década de 30 pode ser vista em três vestidos originais.
"Foi preciso mais de 30 anos de trabalho para reunir o acervo", afirma Dino Trappetti, presidente da casa. Trabalhando para cinema, ópera e teatro, a casa forneceu roupas para vários prêmios Oscar de figurino, como em "Amadeus" e "Carruagens de Fogo".
A coleção começou por sugestão de Luchino Visconti. Em 1956, Umberto Tirelli foi trabalhar como assistente na montagem da ópera "La Traviata", em uma encenação de Visconti com Maria Callas, e o diretor propôs que ele criasse uma casa de figurinos. Desde essa época, Tirelli dedicou-se a colecionar roupas.
Apesar de seu valor para a história do teatro e do cinema, a Coleção Tirelli pode ser vendida, caso o governo italiano não assuma a conservação do acervo. (JR)

Texto Anterior: Mostra reúne figurinos históricos em Lisboa
Próximo Texto: Cuco; Tilt; Porta-giratória; Troféu; Banho de loja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.