São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro esmiúça turismo de aventura no Brasil

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é pouco explorado em matéria de ecoturismo. A variedade de locais interessantes à disposição de quem aprecia natureza e aventura ainda está longe de ser aproveitada.
Melhor assim. Antes de a onda de consciência preservacionista se difundir nos últimos anos, o descaso com o ambiente causou sérios prejuízos a áreas como os parques nacionais próximos às cidades e o litoral.
Hoje, o número crescente de turistas que buscam provocar o menor impacto ambiental possível durante as viagens parece solucionar a convivência difícil entre exploração turística e conservação dos recursos naturais.
O kit "Brasil Aventura", contendo um livro fartamente ilustrado e um guia de bolso, parte do princípio de que há muito ainda para aprender sobre essa modalidade de turismo. Acerta no alvo.
O livro principal se preocupa em documentar dez roteiros de ecoturismo no Brasil – das manjadas cataradas do Iguaçu ao inóspito monte Roraima, passando por Itatiaia (RJ), Chapada Diamantina (BA), os mundos amazônico e pantaneiro, Fernando de Noronh, Lençóis Maranhenses, vale do rio São Francisco ( trecho MG/BA) e Aparados da Serra (RS).
As fotos de Roberto Linsker, além de comprovar por que tais lugares são especiais, privilegiam situações em que o turista interage com o ambiente praticando algum esporte ou atividade exploratória.
O mesmo didatismo permeia o texto de Ana Augusta Rocha. Apesar dos rodeios introdutórios a cada capítulo, consegue ser conciso ao dar um histórico do lugar sem nunca perder a perspectiva geológica que lhe deu origem e ao descrever as particularidades do ecosistema.
O pequeno guia que acompanha "Brasil Aventura" é valioso. A primeira parte fornece informações essenciais de hospedagem roteiros e acesso para uma visita in loco e dá nocões de "etiqueta verde".
A segunda parte, uma reunião de artigos de especialistas, esmiuça o turismo de aventura no país segundo o tipo de esporte – "trekking", canoagem, montanhismo, espeleologia (exploração de cavernas), canoagem, mergulho etc.
No final da publicação, há um capítulo dedicado à medicina e saúde e uma relação de agências e operadores de viagens especializados em ecoturismo.
O acabamento editorial, impecável, só comete um erro: a falta absoluta de mapas, vitais para complementar a descrição de trilhas e atrações.

BRASIL AVENTURA, de Ana Augusta Rocha (texto) e Roberto Linsker (fotos). Editora Terra Virgem (r. Galeno de Almeida, 179, São Paulo, CEP 05410-030, SP, tel./fax 011 881-9932). 27,5 cm X" 27,5 cm. 132 págs. Acompanha guia de bolso, com 120 págs. R$ 55 (capa mole) e R$ 70 (capa dura).

Texto Anterior: Air France lança seu programa de milhagem; Lufthansa cria serviço vip em vôos regionais; Transbrasil voa ao NE com 30% de desconto; Vasp opera com novo telefone de reservas; Aerolineas lança vôos com classe exclusiva; EUA tem clínica de esqui para brasileiro; Sai novo 'Guia dos Restaurantes do Rio'; Westin Maui é o 25º melhor resort tropical
Próximo Texto: Saudade e lazer marcam férias longe de casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.