São Paulo, sábado, 17 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exibidores recuperam cinemas do centro

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de anos de barbárie, em que os cinemas se fechavam a torto e a direito, a cidade de São Paulo está recuperando algumas de suas salas mais tradicionais. Além do Lumière, no Itaim (leia texto ao lado), dois grandes cinemas do centro estão sendo reformados: o Marrocos, na rua Conselheiro Crispiniano, e o Paissandu, no largo Paissandu.
Se tudo correr bem, os dois serão reinaugurados na próxima sexta-feira, dia 23. De acordo com a rede exibidora Haway, dona do Paissandu e co-proprietária do Marrocos (junto com a Paris Filmes), ambos serão cinemas "lançadores", que exibirão os mesmos filmes das melhores salas da rede.
O Marrocos terá duas salas, uma com 820 lugares e a outra com 530. A reforma deverá custar "mais de R$ 200 mil", de acordo com Mario Fuji, da direção da Haway, que vai dividir a despesa com a Paris Filmes.
A reforma do Paissandu é mais ambiciosa: vai custar R$ 800 mil. A Haway está apostando tanto no local que comprou o prédio todo, a um preço não divulgado. Como sinal dos tempos, funcionarão ali duas salas, uma de cinema (400 lugares) e outra de bingo (com capacidade para 500 pessoas).
Numa segunda etapa, a ser concluída em 40 dias, o Paissandu terá uma segunda sala de cinema, com 280 lugares.
Tanto o Marrocos como o Paissandu terão equipamento de última geração, incluindo som Dolby SR estéreo, só encontrado nos cines Marabá, Butantã e Espaço Banco Nacional de Cinema.
Segundo Carregosa, a Haway –maior rede exibidora da Grande São Paulo, com 34 salas– foi a empresa que mais inaugurou cinemas nos últimos anos, a maioria em shopping centers.
A história do Marrocos e do Paissandu sintetiza a história dos cinemões do centro. Foram criados nos anos 50 (o Marrocos em 1951, o Paissandu em 1958) como palácios suntuosos e elegantes.
A deterioração do centro e a crise do mercado fizeram com que, primeiro, se dividissem nos anos 70 em duas salas cada (o Marrocos em 1972, o Paissandu em 1977). O passo seguinte foi abrir as portas para os filmes de sexo explícito, antes da desativação total.
Decadência
O Paissandu estava desativado desde 1988. O Marrocos funcionou até duas semanas atrás, exibindo só filmes pornô.
Para Simões, o Marrocos, com sua mistura de estilo Versailles com mourisco modernizado, era "um verdadeiro bolo de noiva". Tinha cerca de 1.300 lugares, divididos entre platéia e pullman.
Em 1954, por ocasião do quarto centenário da cidade, o Marrocos sediou um festival internacional de cinema. Entre seus visitantes ilustres estiveram então o ator Errol Flynn e os cineastas Erich von Stroheim e Abel Gance.
Já o Paissandu surgiu no momento em que começava a decadência da chamada Cinelândia, no centro de São Paulo. "O eixo dos bons cinemas começava a se deslocar para a Paulista", diz Simões.
Ainda de acordo com o pesquisador, o Paissandu foi o último grande cinema de luxo a surgir no centro. Um de seus atrativos era o elevador que levava os passageiros ao pullman.
Nos anos 80 a degradação da região foi fatal para o cinema. Em 86, o Paissandu foi interditado pelo prefeito Jânio Quadros por falta de segurança. Na época, já eram comuns os assaltos no elevador.
Segundo Simões, 1955 foi o momento de auge da Cinelândia paulistana. Foram vendidos na cidade 55 milhões de ingressos, o que dava uma média anual de 15 ingressos por habitante.

Texto Anterior: Tom reaviva desejo de manter ruas e casas
Próximo Texto: Lumière terá duas salas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.