São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Saiba o que muda na América do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de 1º de janeiro de 1995, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, os países-membros do Mercosul (Mercado Comum do Sul), passam a cobrar tarifas idênticas nas suas importações.
A TEC (Tarifa Externa Comum) abrange 85% dos produtos negociados. Os 15% restantes terão um prazo maior de adaptação (variando de 2001 a 2006).
No ano novo, os quatro países passam a formar uma união aduaneira com quase 190 milhões de consumidores potenciais, 60% de todo território latino-americano e um PIB (Produto Interno Bruto) total de mais de meio trilhão de dólares e terão 12 anos para dar o passo seguinte: construir um mercado comum e, ao mesmo tempo, conquistar a estabilidade econômica e superar o subdesenvolvimento social.
Ao contrário das experiências anteriores, desta vez a integração deixou os gabinetes e consolidou-se com negócios. Mais de 300 empresas brasileiras estão investindo na Argentina e o comércio regional deu um salto de 34% ao ano desde 1990. O Mercosul pode mudar o mapa da América do Sul.

Próximo Texto: BRASIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.