São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lévi-Strauss e Brando chegam para o Natal

DA REDAÇÃO

As imagens de um Brasil do passado, na visão de Claude Lévi-Strauss, um inédito de Albert Camus e o centenário do cinema fazem o cardápio principal da ceia literária deste Natal.
"Saudades do Brasil" é o título original do livro em que o etnólogo francês registra, com sua câmera Leica, o cotidiano da provinciana São Paulo, nos anos 30, e o universo cultural –ainda vibrante– dos povos indígenas.
Os livros de ensaios reservam ainda, para os presentes mais sofisticados, o pensamento filosófico de Ovídio e Emerson, além do brilho intelectual de personagens tão díspares quanto Billie Holliday e Bertrand Russell.
A ficção dará sotaque francês às férias deste fim de ano. Além do romance O Primeiro Homem, de Camus (Nobel de literatura de 1957), chegam às livrarias a poesia completa do poeta Arthur Rimbaud e um novo livro de Marguerite Duras.
Entre os livros de arte, o foco está inteiramente voltado para o cinema: a biografia de Marlon Brando, os roteiros e desenhos de Fellini e os textos de Pauline Kael são um aperitivo para o Ano Novo, quando se comemoram os cem anos da sétima arte.

Texto Anterior: ENSAIOS; CONCURSO
Próximo Texto: OS REMÉDIOS DO AMOR e OS COSMÉTICOS PARA O ROSTO DA MULHER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.