São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Por que é fácil se equilibrar com a bicicleta em movimento?

Daniela Martins Campezi, 13, estudante, Araçatuba, SP
Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da USP, responde:
A bicicleta não se equilibra parada porque sua base (pneu) é muito estreita. Qualquer pequeno desvio, quase inevitável, faz com que seu peso fique fora dessa base de apoio e ela tombe.
"Já um triciclo ou um carro, como tem uma base de sustentação muito maior, não tem esse problema.
"Contudo, em Física, há também um outro tipo de equilíbrio, um equilíbrio dinâmico, de coisas em movimento. Um exemplo disso é um pião, que só se equilibra sobre sua pontinha girando.
"Se você atravessar o centro da roda por um eixo bem comprido, você obtém algo parecido a um pião. Dando um impulso de rotação à roda, é possível equilibrá-la sobre esse eixo.
"A bicicleta é como se fosse um par de piões, só que não apoiados sobre seu eixo, mas sobre suas rodas. Ela se equilibra pela conservação da rotação e é um tipo de equilíbrio de movimento. (Teste essa hipótese tentando equilibrar uma moeda ou uma tampa de borda fina em pé: primeiro parada e depois girando-a."

Correspondência para a sessão "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900, São Paulo – SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Como evitar ser atacado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.