São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Helicóptero dos EUA cai em território norte-coreano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A rádio oficial da Coréia do Norte disse ontem ter abatido um helicóptero militar dos EUA e que dois pilotos foram presos para interrogatório. Segundo o Pentágono, o helicóptero fez apenas um pouso de emergência.
Um porta-voz das tropas norte-americanas estacionadas na Coréia do Sul disse que o helicóptero OH-58 fazia missão rotineira de treinamento quando perdeu contato, às 11h30 (0h30 de ontem em Brasília).
Militares norte-americanos em contato com o governo comunista de Pyongyang tentavam ontem descobrir detalhes do ocorrido e confirmar se os dois tripulantes estavam mesmo vivos.
O último contato feito por eles aconteceu 50 minutos antes da primeira informação divulgada pela rádio norte-coreana.
A informação do suposto ataque não foi confirmada pelo Pentágono. Estamos investigando para encontrar mais informações, afirmou o porta-voz Ken Bacon.
Tomando como verdade que o helicóptero pousou, é a primeira vez (desde a Guerra da Coréia, de 1950-53), disse um porta-voz em Seul. Os dois países estão formalmente em estado de guerra.
A aeronave teria pousado ou caído 5 km ao norte da Zona Desmilitarizada entre os dois países, perto da cidade de Wontong.
O último incidente envolvendo helicóptero americano aconteceu em 1977, quando um CH-47 foi derrubado, matando três.
As relações entre EUA e Coréia do Norte melhoraram recentemente com acordo para os norte-coreanos congelarem seu programa nuclear, suspeito de estar voltado para construir armas atômicas.

Texto Anterior: Frisbee ganha adeptos em Pequim; Rússia ameaça bombardear Grozni; Carter chega hoje a Sarajevo; Bossi se encontra com ex-comunistas; ONU acusa Iraque de ocultar dados; Chirac faz seu primeiro comício
Próximo Texto: Tiro atinge a Casa Branca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.