São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um museu e duas peças

FERNANDA CIRENZA

Tina Krug e Christiane Silva são loucas por roupas. Tão loucas que têm um acervo de 10 mil peças dispostas em uma já apertada sobreloja em Pinheiros, onde funciona o Museu da Moda. Trata-se de uma espécie de brechó que reúne e aluga trajes originais –como ligas masculinas do século 13– e réplicas de vestuários de época –como maiôs dos anos 30.
A idéia do museu surgiu há três anos. Tina, 35, abandonou a carreira de produtora de moda e partiu para o negócio. "Coleciono roupa há dez anos, sou tarada por isso." Antes de abrir a loja, costumava emprestar suas preciosidades a amigos interessados em fazer um tipo diferente. "O museu começou no meu quarto."
Tico, 26, –que ganhou esse apelido por ter um fenótipo adequado à expressão "tico de gente"– chegou ao museu um ano mais tarde, depois de uma temporada na Europa. "Não sabia o que eu ia fazer aqui em São Paulo. A proposta da Tina me caiu como luva, adoro desenhar modelos."
Para aumentar o acervo do museu, Tina (com vestido e bijoux originais do Cassino da Urca) e Tico (de Cleópatra) "fuçam" tudo, até achar algo útil. "Uma senhora me contou que ia jogar fora um catálogo feito a mão de pontos de bordado. Não tive dúvida, comprei", afirma Tina.
Procuradas por diretores e produtores, as sócias já forneceram roupas e acessórios às peças "Uma Rosa para Hitler", "Dom Casmurro" e "A Megera Domada" e aos filmes "Capitalismo Selvagem" e "Memórias de um Anormal".
Com um relação de 1.200 clientes, Tina e Tico também gostam de brincar com a imaginação das pessoas. Para elas, montar uma festa à fantasia é uma farra. "Outro dia, um cara chegou aqui com a certeza de que queria se vestir como Napoleão. Saiu com a roupa do Fred Flinstone", conta Tina. "Ele não tinha mesmo o perfil de Napoleão", diz Tico.

Texto Anterior: "Fauna" teen tem radionovela
Próximo Texto: Fã até embaixo d'água; Who is the next girl?; Seda; Cinco estrelas; Pop life; A Jamaica não tem só reggae; Boa idéia; Cegonha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.