São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubo no reto hidrata pacientes de câncer

Tratamento é menos doloroso que os convencionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Um tubo colocado no reto pode hidratar de forma menos dolorosa pacientes com câncer terminal, sugere um artigo publicado na última edição da revista "The Lancet".
Pesquisadores do Canadá, Argentina e Brasil descobriram que a introdução de um tubo de 40 cm de comprimento no reto pode substituir os atuais tratamentos para hidratação desses pacientes.
"A introdução do tubo, com menos de 1 cm de diâmetro, torna as sessões diárias de hidratação mais confortáveis", disse à Folha Eduardo Bruera, do Hospital Geral de Edmonton (Canadá).
Os tratamentos atuais para hidratação de pacientes com câncer terminal envolvem injeções intravenosas e alimentação líquida por via nasal –chamada nasogástrica.
Tais tratamentos costumam ser incômodos e causar dor, e obrigam os pacientes a estar diariamente no hospital.
O novo método foi testado em 30 pacientes no Canadá, Florianópolis (Brasil), Cali (Colômbia) e na Argentina. Os resultados de 17 pacientes, publicados na "Lancet", indicam que ele é menos doloroso.
Segundo Bruera, a técnica é antiga, mas deixou de ser usada. Brasileiros, argentinos e canadenses redescobriram o procedimento.
Ele pode ser usado por qualquer paciente que ainda tenha o aparelho digestivo em boas condições. Outra vantagem, diz Bruera, é dispensar visitas diárias ao hospital.
Segundo ele, a aplicação pode ser feita em casa, desde que sob orientação médica. Pode ser usada água fervida com ou sem sal.
Pacientes de câncer em estado terminal requerem a introdução de cerca de um litro de água por dia. "O método tem custo cerca de 10 vezes mais baixo se comparado com as injeções intravenosas".

Para obter maiores informações sobre a técnica descrita na Lancet, escrever para: The Lancet, 42 Bedford Square, London WC1B 3SL, United Kingdom/Reino Unido.

Texto Anterior: Mais de 400 soldados impedem feira de Acari; Magueira homenageia Jobim durante ensaio; Polícia investiga quatro mortes em Nova Iguaçu
Próximo Texto: Cientistas descobrem carbono-14 no espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.