São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluxo de carros em shoppings cresce 60%

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O fluxo de carros nos estacionamentos dos shopping centers de São Paulo aumentou entre 40% e 60% no mês de dezembro em comparação com o resto do ano.
Os cinco maiores shoppings de São Paulo têm juntos 31.802 vagas. Apenas no Iguatemi (zona oeste), o fluxo diário de carros chega a 60 mil em dezembro. No resto do ano, a média é de 40 mil veículos por dia.
"Temos 2.500 vagas. Em dezembro, esse número é insuficiente, mas o problema de falta de vagas não é exclusividade nosso", afirmou o gerente-geral do Iguatemi, Auro Aldo Gorgatti.
Para Gorgatti, se os consumidores antecipassem as compras para o fim de novembro e início de dezembro, os estacionamentos não ficariam lotados.
"Nas manhãs dos dias de semana, o shopping fica mais tranquilo. No final da noite também, mas parece que todos resolvem fazer compras na mesma hora", afirmou Gorgatti.
Para conseguir estacionar sem ficar horas rodando pelo shopping, os consumidores paulistanos usam táticas que já se tornaram usuais.
A técnica que tem mais adeptos é a de seguir as pessoas que estão saindo do shopping para pegar a vaga que será liberada.
Outra estratégia é a de procurar vaga nas áreas mais distantes das entradas principais ou de parar o carro em ruas próximas em vez de tentar vaga no estacionamento.
A vendedora Vânia Marcon Pires, 36, diz que prefere ir aos shoppings pela manhã, logo que as lojas abrem, para fugir da confusão. "Só que quem trabalha não pode ficar escolhendo hora. A gente vai quando dá e não quando quer", disse Vânia.
Outra recomendação dos administradores de shoppings é de que os consumidores sigam as instruções dadas pelos seguranças e evitem pisos que já estão lotados.
Nos shoppings que têm vários pisos, a procura por vagas deve começar do piso mais alto para o mais baixo.
Parar em local proibido (vagas para deficientes físicos e calçadas) ou em área que obstrua a passagem pode trazer uma série de aborrecimentos para os motoristas.
Em quase todos os shoppings, os carros que estiverem em situação irregular são presos por "jacarés" (trava colocada nas rodas, que impede a movimentação dos veículos).(Daniela Falcão)

Texto Anterior: O presidente e Tom Jobim
Próximo Texto: Manobrista vip cobra R$ 5
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.