São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

23% dos presos são traficantes

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Relatório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Amazonas mostra que metade dos presos que cumprem pena por tráfico de drogas na Penitenciária de Manaus é formada por estrangeiros.
Os presos traficantes somam 23% dos 370 detentos do presídio. Os estrangeiros são cerca de 10% do total, sendo a maioria de países produtores de cocaína, como Colômbia, Peru e Bolívia.
O relatório da OAB mostra que nos últimos cinco anos a população carcerária cresceu 78% no Amazonas.
A Penitenciária de Manaus, que tem capacidade para 290 detentos, conta hoje com 370 presos –homens e mulheres.
A Polícia Federal aponta o uso do Amazonas como uma das rotas do narcotráfico como o principal fator para o aumento de presos estrangeiros na prisão de Manaus.
Em novembro, a OAB do Amazonas denunciou que três presos foram feridos dentro da Penitenciária de Manaus por um soldado que disparou uma rajada de metralhadora durante uma operação simulada de prevenção de fugas.
A direção do presídio disse que o disparo foi acidental. Policiais são proibidos por lei federal de andar armados dentro de penitenciária, exceto em caso de rebelião e com autorização judicial.
(AL)

Texto Anterior: 'Disseram que era seguro'
Próximo Texto: Acusados de matar metalúrgico são presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.