São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Boi e boiada ; No limite ; Embrulho vazio ; Casa de ferreiro... ; ...espeto de pau ; Onde o calo aperta ; Ensaio geral ;Tudo de novo ; Cabeça cheia ; Cargos e nomes

Boi e boiada
As ações dos ruralistas, do PTB e do PFL-MG por reacomodações no ministério são consequência das mexidas que FHC teve que fazer na semana passada, mudando ministros de suas pastas originais. Viram que a pressão funciona.

No limite
Não foi por falta de aviso que FHC se enrolou com os ruralistas. Líderes tucanos foram comunicados pelo grupo que até Odacir Klein (PMDB-RS) seria aceito na Agricultura, mas nunca o banqueiro Andrade Vieira (PTB).

Embrulho vazio
De um parlamentar paulista, sobre a rebelião dos deputados do PTB contra a nomeação do presidente do partido para o Ministério da Agricultura: "É sinal de que Andrade Vieira vendeu para FHC o que não tinha para entregar".

Casa de ferreiro...
Os rebeldes do PTB já falam até em tirar Andrade Vieira da presidência do PTB. O instrumento seria o estatuto do partido, que impede o presidente da legenda de ocupar cargos executivos.

...espeto de pau
A eleição do governador Hélio Garcia para a presidência do PTB é uma opção para isolar Andrade Vieira dentro da legenda. Uma debandada geral dos petebistas, deixando-o sem um partido a presidir, é outra hipótese considerada.

Onde o calo aperta
Ao alvejarem o "jumbão" para tentar derrubar Andrade Vieira da Agricultura, os ruralistas acertaram no que não viram: o projeto prevê R$ 16 bi em créditos suplementares e tem R$ 3 milhões para as despesas com a posse de FHC.

Ensaio geral
Para afinar os discursos e aparar arestas, os futuros ministros Pedro Malan (Fazenda) e José Serra (Planejamento) estão com um almoço pré-agendado. O encontro, que deveria ter acontecido ontem, pode ocorrer ainda hoje.

Tudo de novo
Na reunião que terá amanhã com Serra, o ministro Beni Veras (Planejamento) vai repetir tudo o que já disse para Paulo Renato. Certo de que seria seu sucessor, Beni fez quatro reuniões com ele.

Cabeça cheia
Amigos que estiveram com FHC no domingo sentiram que ele passou por uma semana de enormes pressões para montar o ministério. Tentaram ajudá-lo a relaxar evitando tocar em assuntos mais delicados referentes ao governo.

Cargos e nomes
Empresários paulistas comemoraram o nome de Dorothéa Werneck para o Ministério da Indústria e Comércio. A indústria automobilística, especialmente.

Próximo Texto: Pela metade ; Na conta ; De volta ; Malabarismo ; Balanço final ; No páreo ; Programa de governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.