São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

23% das casas não têm banheiro

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cerca de 8 milhões dos domicílios do Brasil não têm sequer um banheiro. Esse total corresponde a 23% das casas, que hoje chegam a mais de 34 milhões.
Os dados foram apurados no censo de 1991 feito pelo IBGE, cujo resultado oficial foi divulgado ontem, depois que foram refeitos os cálculos de 11 municípios do Pará onde houve irregularidades.
A inclusão da quantidade de banheiros por domicílio foi a novidade apresentada pelo questionário do censo de 91. O IBGE classificou como domicílio toda casa, inclusive barraco, incluído na categoria "domicílio improvisado".
As casas sem banheiro estão situadas principalmente nas zonas rurais do Norte e do Nordeste. Os cálculos do IBGE indicam que, dos 34,7 milhões de domicílios, 21,6 milhões (quase 60%) têm banheiro. Só 169 mil lares brasileiros têm cinco ou mais banheiros.
O censo de 91 registrou uma queda de 24% na renda média do chefe de família em relação a 1980. O chefe do Departamento de População da Diretoria de Pesquisas do IBGE, Luiz Antonio de Oliveira, não acredita em diminuição da renda média familiar.
"O estudo diz respeito à renda dos chefes de domicílio. E o que aconteceu foi que as demais pessoas da família passaram a trabalhar também", disse.
Segundo o estudo, 18,1% dos chefes de domicílio são mulheres –em 80, o percentual era 14,6%. Para Luiz Antonio, o aumento está ligado à pobreza –que levaria muitos homens a abandonarem o lar– e à conquista da independência financeira pelas mulheres.
A queda na taxa de fecundidade é o principal fator responsável pelo declínio da taxa de crescimento da população, diz o estudo. O fenômeno estaria ligado à intensificação do uso de pílulas anticoncepcionais. Segundo Luiz Antonio de Oliveira, o Brasil apresenta uma "tendência gradual de envelhecimento", devido à queda da taxa de fecundidade e ao aumento da expectativa de vida, estimada em 65,6 anos. Em 91, o Brasil tinha 146.825.475 habitantes. A previsão para 94 é de 153.700.000.

Texto Anterior: Ministro entrega seis novos trens no Rio; O NÚMERO; FGV comemora seus 50 anos de fundação; PM de Rio Preto envia soldados para o litoral; Hospitais podem parar de atender pelo SUS
Próximo Texto: Em São Paulo, taxa é de 5%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.