São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expedição em PE captura 16 tubarões

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A expedição que estuda as causas dos ataques de tubarões no litoral de Pernambuco retornou ontem a Recife com 16 animais capturados. Nenhum deles, porém, pertence às espécies suspeitas de estarem provocando os ataques nas praias do Estado.
Segundo o especialista em tubarões Fábio Hazin, é provável que os dez ataques registrados neste ano tenham sido praticados por um tubarão-tigre ou um cabeça-chata. Os animais capturados não são destas espécies.
Os tubarões que a expedição recolheu medem de um a três metros e foram fisgados a distâncias que variaram de 1 km a 40 km da costa. A expedição, que permaneceu 14 dias no mar, concentrou seus trabalhos numa faixa de 20 km, entre os municípios de Recife e Cabo, consideradas as áreas críticas de ataques de tubarões.
Os tubarões capturados foram encaminhados para a Universidade Federal Rural do Estado, onde serão dissecados. O objetivo, disse Hazin, é estudar a biologia e os hábitos destes animais e o padrão de abundância e de distribuição das espécies no litoral.
Segundo o pesquisador, não há ainda como avaliar as causas dos ataques com base apenas nessa primeira expedição. Até o final de 1995, outras 24 incursões ao mar serão feitas pelos peritos da universidade.
Para a captura dos tubarões, os pesquisadores utilizaram uma linha de náilon com seis milímetros de diâmetro e três quilômetros de extensão, reforçada com cabos de aço. O artefato possui 200 anzóis e é capaz de suportar um tubarão de até quatro metros, segundo Fábio Hazin.

Texto Anterior: Crianças passam mal em SP
Próximo Texto: 'Sacoleiros' lotam 2.400 ônibus ao Paraguai em apenas três dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.