São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
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Explodem as vendas no cartão de crédito

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor está preferindo usar o cartão de crédito e o cheque pré-datado neste Natal.
As vendas do cartão Bradesco/Visa, por exemplo, aumentaram 296% nos primeiros 12 dias de dezembro sobre o mesmo período de 1993, segundo Armando Fernandes Júnior, vice-presidente do Bradesco.
O "feeling" dos lojistas confirma que aumentou o uso do cartão, além das expectativas neste mês.
"Triplicou o uso do cartão em dezembro em relação ao ano passado", diz Raul de Souza Sulzbacher, diretor do departamento de shopping centers da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Segundo ele, o cartão responde agora a metade das vendas. Com a inflação baixa, diz, o preço à vista, no cartão ou no cheque pré-datado é o mesmo. Isso leva o consumidor a optar por essas duas últimas formas de pagamento.
Junto com os cartões de crédito, os cheques pré-datados puxaram as vendas do final de semana. Por causa do chuva, elas foram melhores nos shoppings do que no comércio de rua. Nos shoppings, os negócios cresceram 50% em relação ao mesmo período de 1993, diz Sulzbacher.
Pesquisa nacional da Goodcheck revela que 68% dos cheques garantidos pela empresa eram pré-datados no final de semana. O crescimento foi 2,67% sobre a primeira quinzena do mês.
Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indicam que no sábado e no domingo, o Telecheque, que mede as vendas à vista e o cheque pré-datado, recebeu 54.058 consultas, 10,5% mais do que no fim-de-semana anterior.
Em relação ao mesmo período de 1993, houve queda de 31,9%. "É que a venda à vista era forte em 1993", diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Já os negócios no crediário, medidos pelas consultas ao SPC, caíram 2,7% no último final semana sobre o anterior. Continuam, no entanto, 27,6% acima de idêntico período do 1993.

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