São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boston Garden

FÁBIO SORMANI

As velhas arenas da NBA estão entrando para a história. Aos poucos, elas estão sendo aposentadas e dando lugar a ginásios moderníssimos, bem ao gosto do exigente público amante do basquete.
No final da temporada passada os Bulls fecharam as portas de seu Chicago Stadium (17.339 lugares, construído em 1929), onde Michael Jordan desfilou sua genialidade. Foi substituído pelo United Center, empreendimento bancado pela empresa aérea United Airlines (daí o nome), 21.500 lugares, o terceiro maior da liga.
Agora chegou a vez do Boston Garden. É triste, mas é verdade: os Celtics disputam sua última temporada no templo do basquete dos EUA. Só para situar, o Boston Garden está para a NBA assim como Wilbledon está para o tênis e o Maracanã para o futebol.
Quem acompanha a NBA sabe de sua importância. Edificado em 1928, é o ginásio mais antigo da NBA (14.890 lugares, 26º em tamanho). Por ele, desfilaram gênios da liga, como Bill Russel, Oscar Robertson, Bob Cousy, John Havlicek, Nate Archibald, David Cowens, Sam Jones, Bill Sharman, Jo Jo White e recentemente Dennis Johnson, Kevin McHale e o maior de todos, Larry Bird.
Magic Johnson afirmou certa vez que um dos maiores sonhos de sua vida como profissional era jogar no Boston Garden. Depois de realizá-lo, declarou: "Até o chuá da bola na rede do Boston Garden é diferente dos outros ginásios da NBA. Lá ela cai mais macia".
O Garden será substituído pelo Shwmut Center, moderno complexo de esportes e entretenimento.
Terá ar condicionado, elevadores, escadas rolantes, dois restaurantes, tribuna de honra com 104 lugares, suítes para 2.516 pessoas e uma capacidade para 18.400 torcedores. Ele é bancado pela New Boston Garden Corporation, empresa subsidiária do grupo Delaware North Companies. Preço da obra? Pois não: US$ 160 milhões.
O ginásio de Boston deverá ser aberto em outubro deste ano, quando os Celtics começarão a jogar suas partidas da "pre season".
Como parte dos festejos de encerramento das atividades do Boston Garden, no intervalo de algumas partidas, o telão do ginásio mostra uma retrospectiva dos grandes momentos dos Celtics no Garden. A história de Larry Bird será mostrada no dia 31 de março.
Se você for passar as férias deste final de ano em Boston, não deixe de incluir o Garden em seu roteiro. Assista a um jogo e guarde na memória o momento histórico.

Texto Anterior: Recordações sobre o jogador de mil pés
Próximo Texto: Paulistas da seleção ficam retidos 1h30 em aeroporto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.