São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Weffort assume Cultura sem projeto claro

Futuro ministro quer aprimorar mecanismos já existentes

ELVIS CESAR BONASSA
DA REDAÇÃO

O cientista político Francisco Weffort assumirá o Ministério da Cultura sem ter planos claros para a pasta. Por enquanto, ele conta com o aprimoramento de mecanismos já existentes, como as leis de incentivo baseadas em descontos no imposto de renda, e com as promessas do presidente eleito de fazer da cultura uma prioridade.
Fundador do PT e desfiliado do partido para tomar parte no governo do adversário de Luis Inacio Lula da Silva, Weffort leva para o novo posto as heranças de sua vida acadêmica e do passado petista.
É como um petista acostumado a ouvir as bases que ele se reúne com cineastas, hoje, no Rio, para começar a definir sua proposta para a área. "Ainda não tenho resposta para o cinema, estou tomando pé da situação", afirmou Weffort em entrevista à Folha, anteontem. Amanhã, ainda no Rio, se reúne com funcionários da área de museus.
E é como acadêmico que o novo ministro pretende instituir a "Fapesp cultural" –uma fundação de apoio à cultura baseada nos mesmo moldes do financiamento científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo.
"Minha primeira pesquisa foi financiada pela Fapesp", recorda Weffort. A fundação terá dinheiro público, planeja, mas poderá captar também recursos privados.

LEIA MAIS
sobre o futuro ministro à pág. 5-4

Próximo Texto: Brril; Montanha-russa; ginseng; Mingau; Inhame
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.