São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verão começa hoje com previsão de chuvas

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

Hoje é, oficialmente, o primeiro dia do verão. A estação começou à 0h23 (horário de verão), mas a chegada precoce do calor nas ruas e praias antecipou a mudança de hábitos.
Apesar de a temporada oficial começar apenas depois do Natal, no último final de semana, o que mais havia na praia de Maresias, em São Sebastião (litoral norte de SP), eram pessoas bronzeadas.
A agropecuarista Miriam Marques Cruz, 30, aproveitou o sol no domingo a bordo de um biquíni cortininha, a tanga típica dos anos 70 que invadiu as praias.
O outro sucesso do verão é o chinelo de dedo, usado até para sair à noite, além das camisetas e vestidos de alça, saias e bermudas.
Mas os primeiros dias do verão devem ter mais chuva do que sol. Segundo a meteorologista Neide de Oliveira, 37, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma frente fria chega ao Estado hoje, provocando precipitações.
Neide afirma que as chuvas deverão pontuar toda a estação e as temperaturas este ano não devem passar dos 34ºC.
Pernilongo
Com a chegada do verão, aumenta o número de pernilongos, baratas e outros insetos. Segundo Elizabeth Aparecida da Silva, médica veterinária do Centro de Zoonoses, a alta temperatura faz com que os insetos se reproduzam mais rapidamente.
À noite, os pernilongos que atacam são os da espécie Culex sp, que proliferam em poças de água parada e suja. Já os da espécie Aedes sp, que atacam durante o dia, proliferam em água parada e limpa. Elizabeth diz que vasos, pneus e caixas d'água devem ser limpos e bem fechados.

Texto Anterior: 'Não tinha medo, achava que não aconteceria comigo'
Próximo Texto: Leitor reclama de taxa cobrada por TV a cabo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.