São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volantes e Zinho marcam em linha

MARCELO DAMATO
DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

O Brasil, quando estiver sendo atacado, vai jogar com três meias em linha, contra a Iugoslávia. Esse foi o ponto mais importante do treino tático de marcação realizado antes do coletivo.
Zagalo montou o ataque reserva com oito jogadores e a defesa titular com sete.
Colocou os quatro defensores, dois laterais e dois zagueiros em linha. Na Copa de 94, os laterais ficavam um pouco mais adiantados.
No treino, os meio-campistas Dunga (direita), César Sampaio e Zinho (esquerda) formaram uma segunda linha de marcação à frente dos zagueiros. Na Copa, os volantes jogavam numa linha e os meias numa outra mais à frente.
Zagalo insistiu para que os zagueiros não avançassem para a linha de volantes. Teme que isso deixe a parte de trás desprotegida.
Outro ponto desse esquema é que os laterais, quando forem tentar bloquear jogadas de linha de fundo, não terão, a princípio, cobertura.
Os zagueiros vão guardar posição na área e o meia mais próximo ficará na entrada da grande área, para evitar o passe para trás.
No treino o sistema de marcação funcionou quase todas as vezes. O ataque reserva, com oito jogadores, fez um gol com Ronaldo.(MD)

Texto Anterior: Zagalo define Marques contra Iugoslávia
Próximo Texto: Palmeiras pode perder também Antônio Carlos para o Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.