São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País estréia 95 na União Européia

CARLOS KAUFFMANN
DO ENVIADO ESPECIAL

Daqui a dez dias, a Finlândia se torna membro efetivo da União Européia (UE). Na mesma data, entram para o grupo Áustria e Suécia. A UE passa a somar 15 países.
O otimismo dos finlandeses é indisfarçável. O país passa a ser o primeiro membro da UE a fazer fronteira com a Rússia, abrindo novas perspectivas de negócios.
Há bons argumentos para fortalecer a posição da Finlândia como entreposto comercial entre Europa Ocidental e países do Leste.
Helsinque dista menos de 400 km de São Petersburgo e as bitolas ferroviárias dos dois países são iguais, tranquilizando empresários.
Como a carga não precisa sofrer transbordos para chegar ao seu destino dentro da Rússia, deixa de ser alvo fácil do crime organizado.
História
A República da Finlândia nasceu um mês depois da União Soviética, em dezembro de 1917. Antes a região havia passado 108 anos em poder dos czares russos, como Grão-Ducado autônomo.
Mas a maior influência histórica dos finlandeses provém da Suécia, de quem estiveram subordinados politicamente por cerca mais de seis séculos (c.1160-1809).
A adoção do luteranismo como religião pela maioria da população finlandesa é consequência direta da ligação com a Suécia.
O idioma sueco é oficial na Finlândia e a maioria das placas públicas é bilíngue.(CK)

Texto Anterior: Museu desvenda a região do Ártico
Próximo Texto: Estações finlandesas garantem a neve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.