São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Renda mínima; Natal sem Fome; CD-ROM da Folha; Esperança para 95; Compra da Ceval; Paulistério; Anistia de Lucena; Weffort; Golfinho assassino; Saneamento e ambiente; Julgamento e lugar-comum; Nova geração do Itamaraty; 13º do funcionalismo; Venha, Papai Noel; Boas festas

Renda mínima
"Cumprimento a Folha por 'Um mínimo de coragem', editorial de 18/12 em que conclama o Brasil a 'implementar uma autêntica revolução de prioridades, colocando em primeiro plano o ataque frontal à miséria absoluta', com o engajamento de todos a se comprometerem com o Programa de Garantia de Renda Mínima. O editorial mostrou com clareza como será possível se assegurar um mínimo de renda como um direito à cidadania aos brasileiros, substituindo-se alguns programas ineficientes e introduzindo-se maior racionalidade à ação governamental. Sugiro que seja feita reportagem sobre formas de Imposto de Renda negativo ou de renda mínima, como o crédito fiscal por remuneração recebida nos EUA, a renda mínima de inserção na França, incluindo a vizinha Guiana, e na Espanha, o benefício à criança na Grã-Bretanha, Holanda, Bélgica e Suécia, o dividendo anual de mil dólares pagos a todos os residentes do Alasca em 1994 e outras."
Eduardo Matarazzo Suplicy, senador pelo PT-SP (São Paulo, SP)

Natal sem Fome
"Queremos agradecer e parabenizar esse jornal por este nobre e útil empreendimento, o Natal sem Fome, desejando pleno sucesso e que esse exemplo receba mais seguidores. Somente com a mobilização maciça a sociedade pode enfrentar e vencer as penúrias e a miséria dos nossos concidadãos."
Tatiana Bechtejew e Aleksej Bechtejew (São Paulo, SP)

CD-ROM da Folha
"Excelente iniciativa a de lançar em CD-ROM as edições de 94 da Folha. Agora sim temos um CD em português que por seu grande valor de pesquisa e arquivo faz valer a pena adquirir um leitor de CD-ROM."
Emílio Carlos Vaz Cid (São Vicente, SP)

Esperança para 95
"1994 está acabando. Com o início de 1995, fico esperançoso que o novo governo possa cumprir todo o seu programa para que tenhamos, enfim, um fio de esperança de dias melhores. A Folha muito ajudou para que este país pudesse, finalmente, entrar nos eixos."
Curt Nees (Joinville, SC)

Compra da Ceval
"Vimos lamentar a menção do JP Morgan na nota publicada na edição de 23/12 desse jornal na coluna Painel S/A, pág. 2-2, sob o título 'Grande negócio', como estando envolvido em negociações visando a aquisição de participação acionária na empresa Ceval Alimentos S.A.. Referências infundadas como esta certamente levarão à perda de credibilidade da seção."
Márcio Bonfiglioli, assessor jurídico do banco JP Morgan (São Paulo, SP)

Paulistério
"A arrogância deste sr. Ciro Gomes é irritante. Por que o presidente não pode escolher uma maioria paulista para o ministério? Afinal, nós já aturamos quase oito anos de republiquetas do Maranhão e de Alagoas. Chega de anões sem representatividade. Chega de coronelismo. Chega de irrigar terra de deputados. Não vamos deixar o Brasil virar uma grande Sudene!"
Fernando de Sampaio Barros (São Paulo, SP)

"O ministro Ciro Gomes e ACM estão querendo ministérios no tapetão? Quando o Norte e Nordeste fizeram a festa com Sarney e Collor, não houve comentários regionalistas."
Gijo Kikuti (São Paulo, SP)

Anistia de Lucena
"Os senadores que votaram pela anistia de Lucena deveriam sentir vergonha do voto proferido."
André Ali Mere e Alberto Gonçalves, 1º e 2º coordenadores-gerais do Núcleo Regional do Pensamento Nacional das Bases Empresariais de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP)

Weffort
"O sr. Francisco Weffort, tendo jogado no lixo os mais elementares princípios da ética política para satisfazer seus apetites, servindo de enfeite no bolo fernandista, ainda se atreve a falar de 'respeitabilidade' e 'informação' em relação ao jornalista Janio de Freitas, um dos personagens mais decentes e íntegros da imprensa brasileira."
Edgard Luiz de Barros e Liliane Schrank Lehmann (São Paulo, SP)

Golfinho assassino
"Concordo com o leitor João Manoel Maio com relação ao golfinho assassino de Caraguatatuba. Bem antes deste fato lamentável, um amigo caiçara, disse-me: 'Este bicho vai matar uma pessoa e não vai demorar, pois ele é perigoso, socorri um gringo, sr. já de idade, sem nada fazer ao animal, foi atacado. As autoridades ou responsáveis só irão perceber o perigo quando ocorrer a morte de um'. Dito e feito."
José Luís de Lima (Caraguatatuba, SP)

Saneamento e ambiente
"O deputado e futuro secretário do Meio Ambiente Fábio Feldman precisa esclarecer melhor sua postura frente ao projeto de despoluição do rio Tietê. Dizer que 'é mais um projeto de saneamento que de meio ambiente' soa estranho. Não se constrói um ambiente sadio sem saneamento básico."
Antonio Carlos Germano Gomes, presidente do Departamento Nacional de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental (São Paulo, SP)

Julgamento e lugar-comum
"Lendo o artigo de Fábio Konder Comparato de 15/12, só posso dizer: você, Comparato, resgatou nosso princípio de cidadania perdido com o julgamento de Collor ao começar seu belo artigo dizendo 'afirmo desde logo minha rejeição ao lugar-comum de que as decisões judiciárias não se discutem nem se criticam'. Ah, se tivéssemos mais alguns como você..."
Norival Luiz Barbosa (Passos, MG)

Nova geração do Itamaraty
"Lamento muito que o professor Celso Lafer não tenha sido incluído na lista de personalidades ouvidas pelo suplemento Mais! do dia 18/12, 'A nova geração do Itamaraty'. Considero o professor Celso Lafer o mais brilhante especialista brasileiro da área de relações internacionais e política externa brasileira na academia."
José Nóvoa (São Paulo, SP)

13º do funcionalismo
"Meus protestos à atitude desumana do governador Fleury para com o funcionalismo estadual parcelando e atrasando o seu 13º salário, transgredindo a lei. Poderá ele ter um Natal feliz?"
Elza Moreira Moraes (São José dos Campos, SP)

Venha, Papai Noel
"Papai Noel, venha! Venha todos os dias, traga a cada instante um sorriso grande nos lábios dos homens, uma paz maior no espírito de todos. Não queremos o brinquedo de verdade –a boneca que fica no passado ou a bola que se perde no fundo do quintal. Venha trazer a calidez da compreensão e da justiça. Venha nos dar a certeza do amanhã, a esperança do futuro."
Eliana A. Dionizio (São Paulo, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Autolatina; Grupo Pão de Açúcar; McCann-Erickson Publicidade Ltda.; MPM Lintas; Luiz Antônio de Medeiros, presidente da Força Sindical; Legião da Boa Vontade; Forum; Triton; Natura; Associação Brasileira de Marketing Direto; União Nacional dos Artistas Plásticos; BMG Ariola Discos Ltda.; Restaurante Don Curro; Mário Dias, vereador em São Paulo; Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de São Paulo; Carlos Alberto Di Franco; José Eduardo B. de Mello; Marcelo Barreto Lorena Claro; Fórum Nacional da Terceira Idade; PVP Publicidade Ltda.; Antonio José Dall'Anese; Sociedade Intercontinental de Compressores Herméticos Sicom Ltda.; E.E.P.G. Jeremias de Paula Eduardo de Monte Alto.

Texto Anterior: A cidadania faz história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.