São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inferno astral; Partículas; 62

Inferno astral
No céu, cometa colide com Júpiter; na Terra, o homem fica um milhão de anos mais velho
Trombada no céu
A queda do cometa Shoemaker-Levy 9 em Júpiter (acima) em julho foi o maior impacto entre dois corpos celestes já observado da Terra. A partir do dia 16, seus 21 fragmentos borbardearam a superfície do maior planeta do sistema solar por uma semana, causando explosões 25 mil vezes maiores que a mais potente bomba atômica. A mancha produzida pelo maior fragmento tinha o diâmetro da Terra.
Parabéns a você
O homem ficou um milhão de anos mais velho em 1994. Em setembro, foram encontrados na Etiópia fósseis de 4,4 milhões de anos de uma nova espécie, o Australopithecus ramidus (à esq., um dente do hominídeo). A descoberta reforça a tese de Darwin, segundo a qual o homem descende de macacos africanos. Os fósseis estavam a 75 km do sítio de onde veio Lucy, fóssil que antes ocupava o posto de mais velho ancestral do homem.

Partículas
Top secret Em abril, físicos norte-americanos anunciaram a descoberta do quark top no acelerador de partículas Fermilab. Os quarks são partículas subatômicas que formam os prótons e nêutrons, que por sua vez constituem os átomos, base de toda matéria do universo. Antes eram conhecidos cinco quarks. Como são sempre encontrados aos pares, a existência do top era prevista desde 1978, quando foi descoberto seu "parceiro", o bottom.
Meia-lua inteira
Quem perdeu o eclipse de 3 de novembro (acima) terá de esperar até 2046 para ver novamente, no Brasil, a Lua encobrindo o Sol. O fenômeno foi observado apenas no Hemisfério Sul. A primeira cidade brasileira a ver o eclipse total foi Foz do Iguaçu (PR). Em São Paulo, a Lua cobriu 85% do Sol.
Cyberstone
Pela primeira vez um espetáculo de música foi transmitido ao vivo por uma rede de computadores. A Internet –que tem 40 milhões de assinantes no mundo– mostrou os primeiros 20 minutos do show que os Rolling Stones realizaram em Dallas (EUA) em 18 de novembro.

62
anos era a idade da italiana Rosanna della Corte, ao dar a luz a um bebê em 18 de julho. A gravidez foi possível graças à implantação de óvulos de uma doadora

Texto Anterior: Alvorada lá no morro
Próximo Texto: Festa e agonia; Paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.