São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escada para o cadafalso

DALMO MAGNO DEFENSOR
ESPECIAL PARA O TV FOLHA

Assisto com respeito e admiração aos dois senhores de longos cabelos, reunidos após 14 anos, mostrando sua arte (não é milenar) no "Pé da Letra" da MTV. Semelhante ao ocorrido com outros grandes músicos do rock, como Harrison e Clapton, o tempo parece tê-los tornado mais simples, tranquilos e simpáticos.
Estão tocando um de seus muitos clássicos, inimigos mortais de ouvidos paternos e maternos nos anos 70. A canção, em crescente tensão e volume, narra as conversas entre um condenado à forca, seus amigos e irmãos que tentam salvá-lo, e o cruel carrasco. Na vã tentativa de suborná-lo, presenteiam-no com ouro e prata e permitem até mesmo que "aqueça a alma" no belo corpo da irmã do condenado.
Numa festa, em 75, foi ao som de outra música deles que conheci uma garota de deslumbrantes olhos verdes, com quem namorei anos mais tarde. A música era "Stairway to Heaven", que está para o rock pesado como "Carinhoso" para a MPB. Só que, hoje em dia, mal suporto ouvi-la.
Como se já não bastassem as centenas de audições domésticas de qualquer fã do Led Zeppelin, e ter seus acordes iniciais repetidos "ad nauseum" por aprendizes de violonista, incluíram-na sem misericórdia na trilha de uma novela das sete, alguns anos atrás. E assim, executada em duplo sentido, a bela canção também terminou "swinging on the gallows pole" (balançando na forca).

Texto Anterior: "Cláudia Raia não cansa o público"
Próximo Texto: Público prefere séries nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.