São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Passat chega e desbanca Santana de luxo

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo mês começa a ser vendido no país o carro mais luxuoso da Volkswagen mundial. Trata-se do sedã Passat e sua versão perua Variant, modelo situado no mesmo segmento dos nacionais Santana e Quantum, também da marca.
Os modelos chegam nas versões com motor de 2.000 cc, de quatro cilindros, e 2.800 cc, de seis cilindros em V (VR6), com preços a partir de US$ 29.550 (sedã) e US$ 30.900 (perua), ambos de quatro portas.
Para a versão com motor V6, os preços são de US$ 39.300 (sedã) e US$ 43.000 (perua).
O Passat e a Variant vêm com airbag (almofada de ar que se infla à frente do motorista em colisões), freios a disco nas quatro rodas com ABS (que não travam), direção hidráulica, cintos de segurança com pré-tensionadores, entre outros equipamentos.
Os similares nacionais da VW, Santana e Quantum, nas versões mais sofisticadas, não oferecem a maior parte desses equipamentos de série e ainda custam entre US$ 6.000 a US$ 9.000 a mais.
Na pista
Veículos avaliou as versões do Passat com motores de quatro e seis cilindros no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Ambos apresentaram bastante conforto e boa dirigibilidade.
As curvas de alta velocidade são enfrentadas sem grandes problemas. O carro passa uma confortável sensação de segurança.
Segundo o fabricante, a versão de quatro cilindros com potência de 116 cv alcança os 195 km/h e a VR6 (motor de seis cilindros em V de 176 cv) vai a 224 km/h.
O destaque fica por conta do motor VR6, cujo ângulo de inclinação dos cilindros é de 15 graus. Nos motores em V convencionais o ângulo é bem maior.
A solução resultou em um motor compacto com as características favoráveis (bom torque em baixas rotações) dos motores em V.
Além disso, permitiu maior inclinação do capô em benefício da aerodinâmica (capacidade de romper a resistência do ar).
Concorrência
A Volkswagen pretende comercializar 18 mil unidades do Passat e da Variant no próximo ano.
O Passat com motor de quatro cilindros vai disputar mercado com os nacionais Omega, Vectra, Versailles e Tempra, além dos importados Subaru Legacy, Peugeot 405, Ford Taurus e Mondeo, Honda Accord e BMW série 3.

Texto Anterior: Astra chega e esquenta disputa entre os médios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.