São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
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Seção publica 372 cartas este ano

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Veículos publicou 372 cartas de leitores entre janeiro e dezembro de 94 (incluindo esta edição).
A Ford lidera as reclamações entre os consumidores que escreveram ao jornal, com 44 queixas.
O Escort é o carro mais problemático, com 30 casos de queixas encaminhadas à Redação.
Os principais defeitos apontados pelos donos desses modelos foram ruídos no motor, suspensão e no câmbio, além de falhas no sistema elétrico e falta de desempenho.
O Logus é o modelo da Volkswagen que lidera as reclamações da montadora (dez).
Fabricado na mesma linha de montagem do Escort, o carro apresenta praticamente as mesmas queixas do modelo da Ford.
Entre os carros da General Motors, o Monza teve registradas 11 queixas, sendo aquecimento excessivo da cabine e falhas no acabamento as principais. A demora na entrega do Corsa vem a seguir.
O Uno é o carro da Fiat que causa maior número de reclamações (7). Os defeitos que mais incomodaram os seus proprietários foram barulho no motor e falta de peças de reposição.
Informações sobre modelos de carros e de motocicletas (51), comentários e opiniões gerais sobre o caderno e o mercado automobilístico (44) e dúvidas mecânicas (38) são as principais motivações de quem escreveu ao caderno.
As cartas são recebidas por Veículos e encaminhadas, através de fax, ao departamento de atendimento ao cliente das montadoras. Mas o retorno (respostas oficiais das fábricas ao leitor) entre as empresas não é igual.
A Fiat é a montadora que tem menos reclamações na seção. É também a que deve o maior número (38) de respostas aos consumidores da marca italiana.
Com a Ford há dez cartas pendentes. Com a Volkswagen, nove, e com a GM, sete cartas.
A Fiat é a montadora que mais tempo demora para atender às cartas dos leitores da Folha.
Foram cinco as queixas sobre carros importados, sendo três da russa Lada (falta de peças), uma da Renault e uma da Kia.
Ford responde
Hamilton Fornasaro, gerente de atendimento ao cliente Ford, informou que o problema dos Escort 1.6 L e GL –ruído na caixa de câmbio– era motivado por uma folga entre dentes da engrenagem.
A solução encontrada pela fábrica foi a colocação de um forro acústico sobre a caixa de mudança. A partir de fevereiro deste ano as duas versões já saem de fábrica com a modificação.

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