São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas nomeia último secretário

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador eleito de São Paulo, Mário Covas, nomeou ontem o jornalista Alexandre Machado para a Coordenadoria de Comunicação do governo, que passará a ter status de secretaria de Estado.
O anúncio do nome de Machado, último a ser escolhido por Covas, aconteceu logo após a primeira reunião do governador eleito com seu secretariado.
A Coordenadoria de Comunicação, que também administrará as verbas de publicidade, ficará vinculada ao gabinete do governador.
Além do jornalista, o chefe da Casa Civil de Covas, Robson Marinho, também terá status de secretário de Estado. Com isso, na prática, o governo Covas terá 22 pastas, uma secretaria a mais do que na atual gestão.
Covas discorda dessa avaliação. "Essa não é uma secretaria no sentido convencional. É uma secretaria do gabinete, mas terá status de secretaria de governo".
Perguntado se a indicação de 22 secretários não contraria sua proposta de austeridade no governo, o tucano disse que "o número de secretarias não é a despesa em si. Você pode até reduzir número de secretarias, mas se não pode mandar ninguém embora não tem despesa a diminuir".
Covas voltou a dizer que irá extinguir a Secretaria de Assuntos Penitenciários.
Durante a entrevista coletiva que concedeu na "Casa da Transição", na Cidade Universitária (zona oeste de São Paulo), Covas disse que pretende definir até o próximo domingo os futuros presidentes das empresas estatais paulistas.
O tucano disse que o perfil dos presidentes das estatais deve unir a capacidade técnica com conhecimentos específicos de cada área e características políticas.
Ontem pela manhã, Covas conversou com o ex-secretário de Política Econômica no governo Collor, Roberto Macedo, cotado para assumir a presidência do Banespa (Banco do Estado de São Paulo).
Embora tenha negado o convite, Covas disse que "ele (Macedo) tem condições de assumir qualquer cargo no governo". O anúncio do nome do futuro presidente do Banespa pode acontecer ainda hoje.
Covas também conversou ontem com o futuro ministro do Planejamento, José Serra. "Foi apenas uma visita de cortesia", disse.
O governador eleito afirmou ainda que, para melhorar as finanças, vai direcionar recursos para o que seja inadiável e tentar sanear os setores mais deteriorados.
Perfil
Alexandre Machado nasceu em São Paulo em 1945. Iniciou sua carreira no "Diário da Noite", em 1964. Trabalhou no "Jornal da Tarde", nas revistas "Veja" e "Playboy", no jornal "Gazeta Mercantil", e nas emissoras Bandeirantes, Gazeta e CNT. Atualmente é apresentador do programa "Fogo Cruzado", na TV Gazeta.

Texto Anterior: Itamar deixa punição de fraudes para FHC
Próximo Texto: Britto pede a Malan ajuda para dívida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.