São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zôo, Simba e Jardim Botânico são tombados

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Jardim Botânico, o Instituto de Astronomia e Geofísica, o Zoológico e o Simba Safari foram tombados provisoriamente pelo Condephaat (órgão que cuida do patrimônio histórico estadual).
O tombamento provisório é uma forma que o Condephaat tem para preservar um imóvel enquanto estuda sua importância histórica ou arquitetônica.
Durante a fase de tombamento provisório, o imóvel não pode ser alterado ou reformado sem autorização do Condephaat. Não há prazo definido para que seja dado o parecer definitivo de tombamento.
As quatro instituições tombadas integram o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi), a maior área verde arborizada na cidade de São Paulo, com 543 hectares (543 campos de futebol). Desse total, 345 hectares compõem a Reserva Biológica do Pefi.
Criado em 1893 a partir de desapropriações de terrenos na bacia do Ribeirão Ipiranga, o Pefi recebeu na época o nome de Parque da Água Funda. O objetivo do parque era proteger a represa da Água Funda, que fazia parte do complexo Ipiranga. São Paulo tinha 250 mil habitantes nesse período.
Além de o Pefi ser a maior mancha verde de São Paulo, o tombamento se baseou na importância arquitetônica dos prédios construídos dentro do parque.
O Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), fundado em 1927 e construído em 1932, é um dos representantes da linguagem art déco (arquitetura cujas linhas são simétricas e despojadas de ornamentos) da cidade.
O projeto do prédio é de autoria do então diretor do IAG Alypio Mendes de Oliveira, responsável nos anos 30 pelas previsões meteorológicas do Estado. Até a inauguração do IAG na Água Funda, os estudos meteorológicos eram feitos na avenida Paulista.
O Jardim Botânico começou a ser implantado no Pefi em 1928, quando foram construídas duas estufas com sistema de iluminação e ventilação naturais.
Também em 1928 foi criado o Jardim do Lineu, obra "inspirada" no Jardim Botânico de Upsola (Suécia). Mas, o mais importante no Jardim Botânico, de acordo com o Condephaat, são as construções da década de 40 –o portão histórico, o castelinho de pau-a-pique e a casa do diretor.
O Zoológico e o Simba Safari são os conjuntos arquitetônicos mais recentes do Pefi. O zôo é de 1957 e o Simba de 1972.
O tombamento provisório do Pefi incluiu ainda a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, a Febem/sul, o 3º Batalhão de Polícia Militar, o 97º Distrito Policial e o Hospital Psiquiátrico. Estes órgãos foram tombados porque estão localizados dentro do parque. Não têm importância histórica ou arquitetônica.

Texto Anterior: Orçamento é polêmico
Próximo Texto: Hospital pode ser destombado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.