São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa detecta doença crônica em adolescente

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Obesidade, hipertensão e indícios de problemas no coração foram detectados em estudantes de Bauru (SP) entre 10 e 17 anos. A pesquisa foi realizada este ano em 88 estudantes da escola estadual Professor Luiz Braga, na periferia da cidade.
O trabalho é de autoria do professor Edison Moraes Maitino, 48, do Departamento de Educação e Saúde da Unesp (Universidade Estadual Paulista). "O levantamento apresentou um quadro preocupante, pois as doenças crônicas e degenerativas estão começando na adolescência", afirmou Maitino.
O professor disse que em 95 repetirá a pesquisa nas 46 escolas de 1º e 2º graus de Bauru para saber se os índices se confirmam. Dependendo do resultado, enviará à Secretaria Estadual da Educação relatório sobre o problema.
Entre os estudantes pesquisados, 42% foram considerados sedentários e obesos por causa de alimentação errada. 5,7% apresentaram hipertensão arterial, com possibilidade de agravamento quando adultos.
Outros 10,2% apresentaram pressão baixa, igualmente com riscos para a saúde à medida que atingirem a fase adulta. 23,86% dos estudantes apresentaram antecedentes familiares com hipertensão e doenças cardíacas.
Maitino disse que a hipertensão, obesidade e problemas coronarianos só serão eliminados com um novo modelo de educação. "Se queremos uma sociedade mais sadia, temos de combater doenças degenerativas, como as cardíacas, ainda cedo", afirmou.
Para ele, isto necessitaria uma reformulação das aulas de educação física, orientando os alunos sobre uma vida saudável.

Texto Anterior: Boas Festas ; Repeteco
Próximo Texto: São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.