São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Independentes conquistam mais espaço

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O mercado de vídeo este ano seguiu uma tendência já detectada no mercado de cinema: a fragmentação e o avanço das distribuidoras independentes.
A maior surpresa foi causada pela Paris Filmes, que há dois anos não possuía nenhum título entre os 10 mais. Emplacou "Perdas e Danos" na 9ª colocação no ano passado e este ano está com três títulos na lista: "A Casa dos Espíritos" (3º), "Minha Vida" (6º) e "O Piano" (7º). Perde apenas para a "major" Warner, que –a exemplo dos dois anos anteriores– continua com quatro títulos entre os 10 mais retirados (veja lista ao lado).
"Temos conquistado o mercado por não ficarmos trabalhando no dia-a-dia. Fazemos projetos a longo prazo. Investimos em filmes que lançaremos apenas em 96", disse Márcio Fraccaroli, gerente de marketing da Paris. Entre os títulos futuros, cita "Marlene Dietrich", de Louis Malle.
Para o ano que vem, Fraccaroli prevê bons resultados com "Immortal Beloved", com Gary Oldman e Isabella Rossellini; e "Nobody's Fool", com Paul Newman.
Em 95, a Paris pretende ainda entrar no mercado de venda direta ao consumidor e investir na produção de filmes nacionais, como vem fazendo com "As Feras", de Walter Hugo Khouri, e com "O Cangaceiro", de Carlos Coimbra.
Já a Vídeo Arte do Brasil quer consolidar o sucesso obtido com "Quatro Casamentos e Um Funeral" (9º na lista, leia crítica abaixo) com outras duas comédias: "O Máskara", em cartaz, e "Bullets Over Broadway", filme mais recente de Woody Allen.
A CIC vai tentar repetir em 95 a atuação deste ano com "Forrest Gump - O Contador de Histórias", com Tom Hanks, mas para isso espera a entrega do Oscar, em março, já que o ator pode ganhar novamente o prêmio.
Em 95, a líder Warner pretende repetir sua performance nas locadoras, mas também junto a um público mais selecionado, ao lançar clássicos de seu catálogo da MGM, como "...E o Vento Levou", "Casablanca" e "2001 - Uma Odisséia no Espaço".

Texto Anterior: "Opera Mundi" terá cascata artificial
Próximo Texto: "Filadélfia" combate preconceito com didatismo e honestidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.