São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 1994
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Computador dá ritmo de game a comercial

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um show de efeitos especiais criados em computador é a marca registrada dos comerciais da Tec Toy, com que a Fox Propaganda bombardeia a criançada diariamente pela TV. São 63 cenas em 60 segundos, algumas delas misturando cinco imagens em uma só.
Com base em pesquisas feitas pela própria agência, Roni Gotthilf, diretor-presidente da Fox, diz que o que as crianças mais gostam é de procurar detalhes. E o comercial está recheado deles.
Na série, que começou a ser veiculada no Dia das Crianças e ganhou novo anúncio de Natal, dois garotos estão sentados vendo TV quando uma caveira de metal com uma voz poderosa aparece na tela. Daí pra frente tudo pode acontecer.
O locutor da TV tem seu espaço "invadido" pelas notícias que narra: um carro de corrida passa velozmente sobre a mesa, deslocando o ar de tal forma que a cadeira em que o apresentador está sentado faz um giro pela cena.
Os garotos "entram" na TV e o pescoço de um deles gira como se desrosqueando do corpo. O outro ganha um olho roxo com direito a passarinhos voadores sobre a cabeça. Tudo feito em computador.
"Na cena do locutor foram superpostas cinco imagens", explica Oswaldo Zanetti, da Produtora Associados, responsável pela montagem dos comerciais.
Superposição de imagens e velocidade dão ritmo de videogame ao comercial. "Fugimos do estereótipo de computação gráfica no Brasil, fortemente associada a polígonos voadores", diz Sergio Salles, da Vetor Zero, que criou a caveira de metal.

Ossos humanos
Para fazer a caveira, a Vetor Zero trabalhou com as medidas de um esqueleto humano, inclusive para criar a arcada dentária. Um dos efeitos mais arrepiantes é o fogo que a caveira tem nos olhos, perceptível em algumas cenas do comercial.
Gotthilf, da Fox, ressalta: nem tudo se faz com computação gráfica. Exemplo disso é o jato d'água que sai da TV, que é verdadeiro. Foi feito com uma caixa d'água colocada atrás do televisor.
O comercial foi filmado em 16 e 35 mm. Esses filmes foram transferidos para o formato Betacam e para um Macintosh Quadra 950 com 11 Gbytes de disco rígido.
No Macintosh foram editados filme, efeitos especiais e computação gráfica com ajuda do sistema Avid (placas e software específicos para edição de vídeo em computador). Do Avid saíram os disquetes com a lista de pontos de corte e edição (o EDL -Edit Decisions List).

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