São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos disputam todos os escalões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A três dias da posse de Fernando Henrique Cardoso, os partidos disputam palmo a palmo os cargos de primeiro e segundo escalões e reivindicam novos espaços.
O PMDB quer retirar do PFL órgãos que foram transferidos do MIR (Ministério da Integração Regional) para o Meio Ambiente.
Na estrutura montada por FHC, parte do MIR ficou com a Secretaria de Políticas e Desenvolvimento Regionais, entregue ao peemedebista Cícero Lucena.
Mas órgãos como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e a Codevasf (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco) ficaram com o Meio Ambiente, ocupado pelo pefelista Gustavo Krause.
Para acalmar o PMDB, FHC garantiu a Cícero Lucena a coordenação do projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
A indicação da presidência do BNB (Banco do Nordeste) está provocando disputa entre o PSDB e o PMDB do Ceará. Os tucanos defendem a entrega do cargo a Byron Queiroz, ex-secretário de governo de Tasso Jereissati.
O PMDB do Ceará afirma que o deputado Sérgio Machado (PSDB-CE) tem interesse no BNB porque a empresa do pai (Expedito Machado), a Villejack Jeans, teria uma dívida grande com o banco.
O diretor financeiro da Villejack, Petrúcio Costa, disse ontem que a empresa teve "operações normais" com o BNB e não tem mais dívidas com o banco. Machado confirmou à Folha que o partido indicou Queiroz para o cargo.
Os partidos que não receberam ministérios reivindicam cargos de segundo e terceiro escalões.
"Esperamos que o Fernando Henrique dê o que o PL merece. Ainda tem muito espaço. Já temos postos de segundo e terceiro escalões no governo Itamar. Pretendemos mantê-los", disse o líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP).

Texto Anterior: Dublês simulam o dia da posse
Próximo Texto: Alencar faz lobby por cargos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.