São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Bruce Weber sai da moda e solta seus cachorros

EVA JOORY
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

O fotógrafo americano Bruce Weber, responsável pela estética limpa e simples dos anos 80, troca a fotografia de moda para se dedicar ao registro de seus cachorros.
Ao menos por enquanto. Ele acaba de lançar um livro e inaugurar em Nova York uma exposição chamada "Gentle Giants", em que os personagens são seus quatro cachorros de estimação.
Considerado, ao lado de Herb Ritts, o top fotógrafo dos anos 80, Weber deixou sua marca nas campanhas de Calvin Klein, todas em preto-e-branco. Imprimiu espontaneidade às fotos de moda e dos astros de Hollywood. Quase ninguém escapou de suas lentes.
Na área de cinema, fez dois filmes: um sobre o trompetista Chet Baker, "Let's Get Lost" e outro sobre boxe, "Broken Noses". E ainda dirigiu o clip "Being Boring", dos Pet Shop Boys.
Em entrevista exclusiva à Folha em seu estúdio em Nova York, Weber, brincando muito, discutiu a fotografia de moda atual, mas se recusou a comentar trabalhos de seus rivais, Steven Meisel e Herb Ritts. A seguir, a entrevista.

Folha - De onde veio a idéia de fazer um livro sobre cachorros?
Bruce Weber - Eu tenho quatro cachorros e eles estavam ficando zangados de me ver fotografando top models, atores e músicos. Para meu livro, viajei com eles pela América e fui a Roma.
Folha - Os anos 90 trouxeram um novo conceito para a fotografia de moda e logo agora o sr. se afasta dela. Alguma razão para isso?
Weber - Nenhuma. Eu ainda quero fotografar roupas, tanto em homens, como em mulheres.
Folha - Como o sr. vê a fotografia de moda hoje?
Weber - Fotos de moda deveriam ser feitas na Lua.
Folha - O que o sr. acha da volta da estética do glamour e da influência do fotógrafo Helmut Newton?
Weber - Helmut Newton é meu amigo. Eu amo suas fotos e sempre gostei desde que as vi em Paris há 20 anos, quando eu comecei.

LEIA MAIS
sobre o fotógrafo Bruce Weber à pág. 5-5

Próximo Texto: Caviar; Algodão-doce; Lupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.