São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Banda de Nova Orleans anima réveillon

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Show: The Soul Rebel Brass Band
Com: Byron Bernard, William Terry, Mervin Campbell, Curtis Watson Jr., Steve e Ronnel Johnson, Lumar Leblanc, Damion François e Derrick Moss
Abertura: Davel Crawford; no final da noite, o pianista se apresenta junto com a banda
Onde: Bourbon Street Music Club (r. dos Chanés, 127, tel. 61-1643 e 542-1927)
Quando: hoje a partir das 21h
Quanto: R$ 95 (por pessoa), incluindo jantar, champanhe e café da manhã

Na linha das tradicionais "brass bands" de Nova Orleans, a The Soul Rebel Brass Band chegou à cidade trazendo uma mescla de ritmos afro-americanos: jazz, funk, gospel e outros.
As "brass bands" nasceram no início do século, em Nova Orleans (EUA). "São bandas que podem tocar e andar ao mesmo tempo", diz Ellis Pailit, produtor da banda. Segundo ele, por este motivo elas foram por muito tempo usadas em funerais.
Com o sucesso do jazz, passaram a atuar em festas de rua, como o Carnaval, o Halloween e o réveillon.
"Desta época restaram apenas os guarda-chuvas", diz Pailit. Ele explica que os enterros lembram cerimônias sombrias em que o céu nublado prevalece. "Por isso a banda carrega guarda-chuvas."
No final da festa eles são jogados fora, é a hora em que a alegria prevalece. "Este tipo de apresentação combina muito com a virada do ano, onde todos querem se ver livres das más lembranças e estão otimistas com o novo ano."
O repertório da banda é variado. Ritmos dançantes prevalecem –o funk, o gospel, o jazz, música latina e canções tradicionais americanas, como "When the Saints Go Marchin' in".
Nos últimos anos, sob a liderança de Byron Bernard, o grupo vem incluindo o hip hop em suas apresentações.
A banda deve apresentar músicas brasileiras, que ainda não estão definidas. "Provavelmente 'Garota de Ipanema' vai ser incluída."
A The Soul Rebel Brass Band nasceu da reunião de um grupo de estudantes da South University, em Nova Orleans. São nove músicos que atuam juntos há seis anos.
É a primeira vez que a banda vem ao Brasil. "Daqui o conjunto só conhece a música, e já basta para adorá-lo." A The Soul Rebel vem de uma tour pela Suíça e pela Itália.
O show no Bourbon será aberto pelo pianista norte-americano Davel Crawford. Crawford toca rythm'n and blues e faz uma "jam" com os músicos de sopro da banda.
"É uma apresentação de fôlego, quem vier deve se preparar para dançar a noite inteira", diz Pailit.

Texto Anterior: Malraux foi criador de museus imaginários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.