São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terceirização da colheita é testada em Santa Rosa

DO ENVIADO ESPECIAL

Terceirização é testada em Santa Rosa
Está surgindo na região de Santa Rosa (RS) uma iniciativa que pode mudar o perfil da colheita em pequenas e médias lavouras do Estado. É a terceirização dos serviços, uma forma encontrada pelos produtores de soja que não possuem condições de comprar colheitadeiras.
"O aparecimento de empresas que realizam apenas a colheita é uma tendência crescente na região", afirma Ernani Denardin, que planta 100 hectares de soja em Santa Rosa.
A média das propriedades do local é de 20 hectares. Segundo Denardin, por mais elevada que seja a produtividade destas lavouras, não é possível aos pequenos e médios plantadores investir em implementos agrícolas.
Há ainda casos de formação de consórcios, com a união de cinco ou seis proprietários rurais para a aquisição de uma colheitadeira. "É outra alternativa que deve ser melhor explorada pelos produtores", diz Denardin.
Opções como estas evitam a ociosidade das máquinas. Devido ao pequeno porte das propriedades locais, uma colheitadeira não trabalha mais de 20 dias por safra.
Apesar deste perfil, a região de Santa Rosa é responsável hoje pela produção de 1,5 milhão de toneladas de soja por ano. Isto representa mais de 25% do total produzido pelo Rio Grande do Sul, que deve atingir no período 93/94 seis milhões de t.

Texto Anterior: Embrapa dá dicas contra o desperdício
Próximo Texto: Megafazenda colhe 233 mil t de arroz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.