São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação medida pelo IGP-M é de 39,07%

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de janeiro, calculada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), foi de 39,07%, 0,75 ponto percentual acima do registrado em dezembro. A maior alta verificada pelos técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que teve uma variação de 40,90%, contra os 38,5% do mês anterior.
Com o IGP-M anunciado ontem, a inflação acumulada dos últimos 12 meses foi de 2.848,23%. O anúncio do índice, calculado para as instituições financeiras, saiu com um atraso de três dias. O motivo do atraso, segundo nota da FGV, foram "razões técnicas, referentes ao sistema de computação eletrônica".
Desde a primeira prévia do IGP-M, divulgado no último dia 11, houve atraso no anúncio dos índices e adoção de novos pesos para o cálculo do IPC (um dos componentes do IGP-M). A partir deste ano, o índice será calculado com base em uma nova POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) em que o grupo alimentação adquiriu um peso de 31,6811%, contra 34,9736% da pesquisa anterior –realizada entre 85 e 86.
No cálculo do IPC, a maior variação foi justamente para o item alimentação, com um aumento de 46,53%, ou 5,63 pontos percentuais acima de dezembro. O item educação ficou em segundo lugar, com uma variação de 45,65%, contra os 39,01% do mês anterior.
O IGP-M é composto, além do IPC, com peso de 30%, pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), com 10%, e pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%. Este último fechou o mês de janeiro com uma variação de 39,01%, 0,75 ponto percentual acima do índice verificado em dezembro.
O INCC teve uma variação menor do que a registrada em dezembro: fechou janeiro com 33,62%, enquanto em dezembro o índice fora de 38,16%.

Texto Anterior: Fundos de renda fixa são alternativa para fevereiro
Próximo Texto: Demissões nas indústrias de São Paulo atingem 8.751
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.