São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Fundos de renda fixa são alternativa para fevereiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fundos de renda fixa foram favorecidos com a mudança de expectativa de inflação. No início do mês, o mercado trabalhava com expectativa de inflação acima de 41% para janeiro e fevereiro. As taxas dos CDBs subiram para acompanhar esta expectativa. Depois, o mercado passou a trabalhar com inflação em torno de 40% para janeiro e abaixo disto para fevereiro. O IGP-M de janeiro, por exemplo, ficou em 39,07%.
Os fundos de renda fixa estão recheados com CDBs que embutiam expectativa de inflação maior. Ou seja, com juros mais elevados. Além disto, o governo tabelou os juros até 7 de fevereiro em níveis compatíveis com uma inflação mais alta. Assim, o rendimento dos fundos de renda fixa deve se beneficiar com os juros elevados.
Já as cadernetas têm apenas hoje como um bom dia para aplicar. Contas abertas neste primeiro dia de fevereiro deverão render 41,7050% na data do aniversário em março. Nos outros dias da semana, o rendimento das cadernetas será menor, embora as contas abertas amanhã ainda estejam projetando juros de 41,1913%.
Ainda vale lembrar que as contas de poupança abertas depois do Carnaval deverão render mais. Até o Carnaval, a poupança terá menor número de dias úteis –no máximo 18. Já as contas abertas depois do Carnaval serão remuneradas com base em 20 dias úteis.
No mercado de ações ainda há espaço para novas altas. Mas o dinheiro para este tipo de aplicação –um fundo de ações, no caso– deve ter o perfil de longo prazo.

Texto Anterior: Indústrias de SP cortam 8.751 postos de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.